johncoltranepaulquinichette_grande O instrumental “Tea For Two” faz parte de “Cattin’ with Coltrane and Quinichette”, o álbum que junta os saxofonistas John Coltrane e Paul Quinichette, duas importantes figures do jazz. O disco foi lançado em 1959 pela Prestige Records.

 

Tea For Two: do teatro para o jazz

A música “Two for Tea” – que significa “Chá para dois” – foi originalmente escrita e composta por Vincent Youmans e Irving Caesar para o musical “No, No, Nanette” em 1924. Todavia, devido ao sucesso da música e por ter coincidido com a época de ouro do jazz, a canção foi adaptada por inúmeros artistas.

Adaptada e gravada por inúmeras bandas de jazz, tornou-se num dos maiores clássicos do género. Por isso, quando em 1959 foi adaptada de novo por Coltrane e Quinichette, a Tea for Two” era já bem conhecida por todos os amantes do género.

John William Coltrane foi um importante saxofonista e compositor norte-americano, ainda hoje considerado uma das maiores referências do jazz e o maior saxo tenor do estilo musical. A inovação que trouxe e o estilo que lhe era tão característica chegou mesmo a influenciar outros géneros musicais, como o rock e a música clássica.

Por sua vez, Paul Quinichette foi também um saxofonista dos EUA muito importante. Os dois artistas de jazz reuniram-se, em 1959, para lançar o álbum Cattin’ with Coltrane onde, juntos, readaptaram 8 clássicos do jazz.