cafeexpressocasa_grande De máquina ou de cafeteira, em pó ou em cápsulas, o café é certamente uma das bebidas preferidas dos portugueses. Dados da Associação Industrial e Comercial do Café indicam que 80% das pessoas bebem pelo menos um café todos os dias. No final do ano, cada uma consome em média 4,7kg de café.

Registou-se em simultâneo um aumento da quantidade de cafés tomados em casa. A mesma entidade revela que um em cada quatro é tomado no conforto do lar. A crise económica e a diversificação dos produtos disponíveis no mercado são os fatores que justificam esta mudança significativa nos hábitos dos portugueses.

Embora os cortes sejam considerados por todas as famílias, deixar de tomar café é algo que está fora de questão. Por este motivo, para que continue a usufruir de uma bebida de qualidade, é necessário que aprenda como preparar um bom café em casa.

Transforme-se num verdadeiro barista, siga as dicas que lhe deixamos neste artigo e aprenda a fazer a sua bebida favorita. Conheça aqui todos os fatores com os quais se deve preocupar na altura de preparar o café para o pequeno almoço ou de tirar um simples café expresso depois das refeições.

 

Qual a temperatura da água?

As máquinas de café expresso normalmente possuem um mecanismo que nos diz quando a água está na temperatura certa para que possa tirar um bom café. Mas se optar por preparar a bebida na cafeteira ou através de um filtro ou coador, fazer esta medição torna-se numa tarefa mais complicada. Utilize um termómetro e certifique-se de que a água está entre os 195°C e os 205°C. Só a esta temperatura é que é possível manter o seu sabor original.

 

Qual a quantidade certa?

Os sistemas de pastilhas e cápsulas vieram facilitar a tarefa de medir a quantidade de café a colocar. Se optar por fazer café solúvel ou instantâneo, utilize duas colheres de sopa de café por cada 180 ml de água. A quantidade de pó usado pode variar ligeiramente de acordo com o gosto pessoal de cada um.

 

Devo comprar o café já moído?

Esta é uma dúvida muito frequente. Embora dê mais trabalho, é sempre preferível comprar café em grão. Utilize um moinho de café e vá moendo à medida que vai usando. Desta forma poderá manter o verdadeiro sabor do café por mais tempo sem que haja uma perda significativa de qualidade. Nunca guarde o café já moído, pois ao fim de algum tempo notará diferenças no sabor.

 

Como guardar o café?

O café é um produto cujo sabor pode ser afetado consoante as condições de armazenamento. Neste sentido, é importante que tenha vários cuidados na altura de o guardar em sua casa. Coloque-o num recipiente hermético e guarde-o num lugar fresco e escuro. Algumas pessoas optam por colocá-lo no congelador, embora esta não seja uma boa solução. Ao contrário do esperado, o frio faz com que haja uma perda do sabor e das propriedades do produto.

A forma como trata o café pode fazer a diferença entre uma bebida de qualidade e uma bebida sem sabor. Siga estas dicas e certifique-se que o seu café é digno de um profissional.