coffeebreak_grande A expressão é inglesa e significa, literalmente, “pausa para café“. Frequente em reuniões, palestras ou eventos importantes, os coffee breaks proporcionam momentos de descontração, ideais aliviar o cansaço e ganhar forças para  mais algumas horas de trabalho. Os resultados são visíveis e refletem-se num aumento da produtividade.

Apesar de serem pausas para o café, durante este tipo de intervalo, os participantes não tomam só café. Sandwiches, biscoitos, bolos, frutas, sumos e chás são só alguns dos alimentos que podem fazer parte do cardápio ou menu. O ideal é que todos os elementos sejam pequenos e fáceis de comer à mão.

Simples ou mais elaborados, os coffee breaks ajudam a relaxar e promovem a socialização entre os participantes do evento. Se vai organizar uma reunião na sua empresa, uma palestra ou até mesmo um encontro entre amigos, deixamos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a preparar o coffee break ideal.

 

O que devo comprar para um coffee break?

A variedade é um fator importante. Opte por comprar um pouco de tudo. No que diz respeito a bebidas, não se esqueça obviamente do café e de outros elementos como o leite, chás variados, água mineral e sumos de, pelo menos, dois sabores.

Por sua vez, no que toca à comida compre finger food, ou seja, comida que se come à mão. Biscoitos, torradas, pão (cortado em fatias pequenas), sandwiches de queijo e fiambre, croissants, bolos em miniatura e frutas variadas devem fazer parte de qualquer coffee break.

 

O tempo determina a quantidade

Deve ter em conta a duração do intervalo e adaptar a quantidade e o tipo de comida. Antes de começar a organizar o que quer que seja, procure fazer uma estimativa do número de pessoas que vai estar presente. Só assim poderá saber as quantidades de alimentos que deve comprar.

 

Como decorar?

Não e necessário nada de extremamente elaborado. Opte por soluções simples e coloque uma tolha branca ou de outra cor (dependendo da temática ou da decoração envolvente) de maneira a cobrir a toda a mesa, deixando-a cair até aos pés. Utilize cores clássicas e neutras em eventos profissionais e evite flores em excesso. Disponha a comida de forma bonita e organizada.

 

Que utensílios escolher?

De acordo com o evento utilize copos de plástico ou de vidro. Certifique-se de que há um sítio para que as pessoas coloquem os copos, ainda que provavelmente a maioria os vá deixar em cima da mesa.

Para que as bebidas se mantenham quentes utilize garrafas térmicas e opte por distribuir açúcar ou adoçante em pacotes.

Altura de descanso entre reuniões, o coffee break é um momento de descontração que pode contribuir de forma extremamente positiva para que os participantes obtenham melhores resultados. Não se esqueça que um bom ambiente se traduzirá num aumento da produtividade e contribuirá para o seu sucesso.