PUDIMSe está a preparar um jantar especial entre família ou amigos, um pudim é um excelente prato para apresentar à sobremesa. Doce e gelatinoso, acompanhado de uma calda caramelizada, é um sucesso em qualquer mesa.

O segredo da preparação está na quantidade de açúcar e nos ingredientes que fazem com que o pudim assuma uma consistência tipo gel. Normalmente, as receitas podem envolver amido de milho, gelatina, ovos, tapioca e outras féculas.

Neste post, apresentamos uma receita de pudim com uma pequena mudança que promete trazer muita doçura e sabor à sua mesa: pudim de capuccino. Para quem não conhece, o capuccino é uma bebida italiana que tem como base café expresso e leite. A cobertura é sempre composta por uma espuma doce de leite vaporizado. Quem aprecia uma bebida quente e saborosa tem no capuccino uma boa opção.

Pudim de Capuccino

Ingredientes

– 3 Ovos

– 1 Lata de leite condensado

– 400 ml Leite Meio Gordo

– 1 Chávena de açúcar

– 1 chávena de chá de chocolate em pó

– Meia chávena de água quente

– 1 colher e meia de sobremesa de café solúvel

Preparação:

Numa panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar com uma tonalidade dourada. De seguida, acrescente a meia chávena de água quente e mexa a mistura com a ajuda de uma colher de pau. A calda deve ficar líquida e cremosa: mexa até dissolver os torrões de açúcar. Assim que ficar satisfeito, forre a calda de uma forma com um furo central.

Entretanto, num liquidificador, bata os ovos com o leite condensado, o leite meio gordo, o chocolate em pó e o café solúvel. Assim que ficar com uma mistura uniforme, despeje-a cuidadosamente na forma que caramelizou anteriormente.

Após cobrir a forma com a respetiva tampa ou um papel de alumínio, coloque-o no fogão em banho-maria. Este processo deve prolongar-se durante 1h30. Por fim, espere que a forma arrefeça e leve-a ao frigorífico durante 6 horas. Desenforme então para servir.