bolodecafe_grande Pequeno-almoço, lanche ou jantar. Todas as alturas são boas para comer o seu bolo favorito feito por si, pela sua avó ou pela sua mãe. Se é um entusiasta da cozinha ou se simplesmente lhe apetece qualquer coisa doce para a sobremesa, está no lugar certo.

É apreciador de café? Se sim, melhor ainda! Neste artigo, apresentamos uma receita tradicional deliciosa de um bolo fácil para aqueles que não gostam de receitas muito complicadas. Experimente o Bolo de Café e delicie-se com um doce intenso com um sabor forte.

Pré-aqueça o forno, reúna os ingredientes e vá buscar a batedeira ao armário. Se ainda assim não está motivado, pense na sobremesa deliciosa que poderá comer muito em breve. Mas afinal como fazer Bolo de Café? Basta seguir os passos da receita e não há como errar!

 

Ingredientes

  • 6 Ovos;
  • 3 Chávenas de Açúcar Branco;
  • Raspa de 1 Limão;
  • 3 Colheres de Sopa de Mel;
  • 2 Chávena de Chá com um metade de Óleo e outra metade de Azeite;
  • 1 Cálice Pequeno de Aguardente;
  • 1 Chávena de Chá com Café à Temperatura Ambiente;
  • 3 Chávenas de Chá com Farinha e 1 Colher de Fermento em Pó;
  • Manteiga e Farinha para a forma.

 

Preparação

Coloque num recipiente o açúcar e depois as gemas. Deverá utilizar sempre a mesma chávena ou chávenas de dimensões idênticas. Bata à mão ou se preferir com a batedeira. Junte as raspas de limão e as colheres de mel e mexa novamente para que fique bem dissolvido.

O passo seguido é juntar a chávena de azeite e óleo. Vá batendo de maneira a ficar com uma mistura consistente. Junte a aguardente e a chávena de café aos poucos. Por último, adicione a farinha e fermento em pó: tenha cuidado para que não fiquem grumos.

Bata as claras em castelo até que fiquem consistentes e envolva-as no preparado anterior. Neste processo utilize uma colher e não uma batedeira.

Unte a forma com manteiga e farinha, coloque a massa e leve o preparado ao forno, pré-aquecido a 200°C, durante cerca de 45 minutos a uma hora. Evite abrir o forno durante a cozedura e espete um palito antes de retirar para verificar se o bolo está realmente cozido.

Fácil de fazer, é a receita ideal para amantes de cafés. Acompanhe com uma chávena da bebida e desfrute deste bolo delicioso.