coarcafé_grande O café faz parte das rotinas dos portugueses. Ao pequeno-almoço, depois da refeição ou a meio da tarde é o melhor amigo das pessoas que se querem manter despertas durante longos períodos de tempo. Se não tem máquina de tirar café ou prefere fazer café à maneira tradicional, este é o artigo ideal para si.

Importa salientar que para obter bons resultados não basta fazer água e juntar um pouco de pó de forma aleatória. São muitas as pessoas que se julgam capazes de preparar a bebida, no entanto, são necessários alguns cuidados no manuseamento do coador. Pormenores farão a diferença no sabor e na qualidade do seu café.

Equipare-se a um barista, um especialista em cafés de alta qualidade, e aprenda como fazer um café saboroso, utilizando o coador como principal utensílio. Neste artigo, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber para que possa preparar a sua bebida de eleição.

 

A escolha o coador de café

Ponha a água a aquecer em lume brando e, entretanto, decida se vai usar um coador de pano ou um coador descartável de papel. Aconselhamos que utilize o coador de pano para que mantenha todas as propriedades do café. Se optar pela outra solução, o papel absorverá os óleos essenciais do café, retirando-lhe sabor e aroma.

No que diz respeito ao aspeto e consistência, o coador de pano faz com que o café fique mais encorpado e oleoso. Se optar por um coador de papel, obterá um líquido mais brilhante e cristalino.

Outro fator a ter em consideração é o facto de um dos coadores ser descartável e o outro necessitar de ser lavado. Sempre que utilizar o coador de pano, passe somente por água, guarde num recipiente e coloque dentro do frigorífico. Deve trocá-lo com frequência Se fizer café todos os dias, lembre-se de mudar o coador pelo menos uma vez por mês. Quando comprar um novo, ferva num local com café para que perca o sabor do pano.

 

Como coar o café?

Coloque o coador no suporte com um recipiente adequado em baixo. Se preferir, pode colocar o suporte diretamente sobre a garrafa térmica. Avisamos, no entanto, que se estiver a executar a tarefa pela primeira vez, o melhor será coar para uma taça ou jarro e só depois passar a bebida para o recipiente final.

Atenção, não deve coar o café com água ainda a ferver. A temperatura ideal para que a água passe pelo pó é de 90° C a 92° C. Outro truque é escaldar o filtro e o recipiente antes de colocar o café.

 

Quanto pó devo usar?

As principais marcas de café afirmam que por cada litro de água devem ser utilizadas entre 4 a 5 colheres de sopa de café. Em contrapartida, baristas aconselham o uso de 6 a 8 colheres. Regule a quantidade de acordo com o seu gosto pessoal e quando colocar o pó dentro do coador tenha cuidado para não o apertar demasiado.

No momento de colocar a água, regue todo o pó para que fique molhado e só depois coloque o resto da água lenta e cuidadosamente.

 

Outras dicas

Para obter um bom café deve utilizar água filtrada ou mineral. A bebida deve ser consumida no período de uma hora, mesmo que esteja guardada numa garrafa térmica. Fazer um litro de café para que este dure para todo o dia não é uma boa solução. O melhor é optar por ir preparando pequenas quantidades.

Com quanto menos antecedência moer os grãos de café, melhor. Desta forma, o produto não perde as suas propriedades. Depois de moído o café deve ser mantido num frasco fechado e armazenado num local fresco e escuro. Não misture café novo e café antigo.

Tenha um recipiente específico para guardar o café para que este não adquira outros sabores e aromas. Evidencie o sabor do café e escalde a chávena que utilizará para o beber.