Tiramisu-light Se perguntássemos às pessoas qual sobremesa com café mais popular, provavelmente a resposta seria o tiramisu.

Famoso entre os amantes de café, o doce feito às camadas combina a elegância de uma receita digna dos cardápios dos melhores restaurantes com um sabor rico e delicioso que promete deixar qualquer um com vontade de comer mais um bocadinho. Já conhece a receita? Então, leia este artigo e descubra como fazer tiramisu em casa com a garantia que o resultado será, no mínimo, de deixar água na boca.

Embora pareça ligeiramente rebuscada, a verdade é que a sobremesa é uma das receitas simples mais saborosas de sempre. Surpreenda os seus amigos e familiares, deite mãos à obra e torne-se num especialista do tiramisu.

Lembre-se, no entanto, de preparar o doce com alguma antecedência, já que este necessita de algum tempo no frigorífico. Garantimos, no entanto, que a espera compensa.

Se encara a cozinha como uma tarefa chata e aborrecida, experimente tentar uma abordagem e procure ver a culinária como uma terapia que o ajudará a libertar o stress do quotidiano. Mas, deixemo-nos de conversa e passemos à ação.

Neste artigo, apresentamos-lhe um guia passo a passo de como fazer aquela que é uma das melhores e mais icónicas sobremesas com café.

 

Ingredientes:

  • 5 Ovos;
  • 5 Colheres de Sopa de Açúcar;
  • 500 gramas de queijo Mascarpone
  • 2 Chávenas de café bem forte
  • 2 Colheres de Sopa de Licor de Café
  • Palitos de La Reine q.b.
  • Chocolate negro q.b.

 

Modo de preparação:

O primeiro passo é separar as gemas das claras. Tenha cuidado para que a separação fique bem feita. Depois, com a ajuda de uma colher ou batedeira, junte as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o queijo e volte a misturar até que fique com uma mistura homogénea.

Numa bacia à parte, bata as claras em castelo. Quando estiverem consistentes, junte-as ao preparado anterior. Tenha o cuidado de as envolver manualmente, em vez de utilizar a batedeira. Assim, conseguirá fazer com que o queijo fique muito mais cremoso. Junte o licor de café e deixe repousar um pouco. Se não tiver, poderá substituir por outra bebida doce à sua escolha  (por exemplo, Vinho do Porto).

A fase seguinte passa pela montagem do tiramisu. Molhe os palitos de la Reine no café, com cuidado para não se desfazerem. Depois, coloque-os numa taça e cubra-os com o creme. Leve ao frigorífico, no mínimo, durante 3 horas, embora o ideal sejam 12 horas. Antes de servir, utilize o ralador para colocar cobrir o topo da sobremesa com chocolate em pó.