ice-capuccino-e-mocaccino Quando vai a uma coffee shop é frequente perder-se entre as variedades das bebidas com café disponíveis? E quantas vezes bebidas com os ingredientes semelhantes têm nomes diferentes? A verdade é que no universo do café é extenso e possui inúmeras variações. Leia este artigo e saiba qual a diferença entre um cappuccino e um mocaccino.

Tão complexas quanto saborosas, estas bebidas, onde o café é o ingrediente principal, estão intimamente ligadas com a história do Homem e confundem-se com a identidade dos próprios locais onde foram cuidadas. A maioria está associada a Itália que, embora não seja o país onde os primeiros grãos de café foram cultivados, é provavelmente a pátria onde a indústria do café mais se desenvolveu.

Mas, afinal, qual a origem de ambas as bebidas? Como se distinguem uma da outra? E qual a mais saborosa? Pois se podemos responder à primeira e à segunda questão, a resposta à terceira terá de ficar a seu cargo. Leia este artigo, saiba tudo sobre cada uma delas e deixe-se levar pelas diferentes nuances que as bebidas com café têm para lhe oferecer.

 

Cappuccino

Em italiano, “cappuccino” significa capuz, pelo que o seu diminutivo seria o equivalente a pequeno capuz – ou “cappuccino”. A bebida foi assim batizada, graças ao seu autor, um monge guerreiro que viveu durante o século XVI.

Reza a lenda que a inspiração para a bebida remonta ao ano de 1683, durante o cerco otomano à cidade de Viena. Encurralado, o exército islâmico deixou cair algumas sacas de café enquanto tentava escapar da ofensiva rival.

O café turco, tradicionalmente forte, foi recebido com estranheza pelos italianos que lhe adicionaram mel e leite. A bebida foi então batizada como “cappucinno”, em homenagem ao capuz normalmente utilizados pelos franciscanos.

Embora haja variações, ditam as regras que o verdadeiro cappuccino deverá ser dividido em três porções exatamente iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. É também frequente a utilização de canela, chantilly ou raspas de chocolate para dar um toque especial à bebida.

Mocaccino

Ainda que, se olhar de repente, o aspeto possa ser semelhante, a verdade é que as diferenças são várias. O principal factor distintivo passa pelo acrescentar de um ingrediente que faz toda a diferença: o chocolate.

E embora, possa ser servida em chávena, o mais comum é que a apresentação da bebida seja feita num copo alto para que se façam notar as camadas de leite, café e chocolate.

A quantidade de leite é normalmente menor às que encontramos no cappuccino e é normalmente colocada no topo. Na base do copo, costuma ficar o chocolate líquido, seguido do café expresso.

No final, o copo é decorado com uma camada de espuma suave e chantilly. Os acabamentos podem ser feitos de acordo com o gosto pessoal de cada um: é frequente a utilização de mel, raspas de chocolate e até mesmo marshmallows.

O Mocaccino é várias vezes confundido com outras bebidas que juntam café e chocolate, como o Marochino, o Bicerin ou o Espressino.