shutterstock_92340700 O leite é uma bebida fundamental para o crescimento do ser humano. No entanto, há distinções a fazer. Afinal, qual a diferença entre o leite de soja e o leite de vaca, que normalmente consumimos?

Ainda que ambos sejam uma importante fonte de proteína, a verdade é que se enquadram em grupos alimentares distintos. A singularidade da composição de cada um faz com que sejam bebidas ideais para uns e desaconselhadas para outros. Tudo depende do caso de cada um.

Assim sendo, sublinhamos que a substituição do leite de vaca pelo leite de soja, ou vice-versa, deve ser feita de forma consciente e, em casos específicos – como  intolerância à lactose -, aconselhada e acompanhada por um médico especialista.

Se quer saber mais sobre o assunto, leia este post até ao fim e aprenda quais as principais diferenças entre o leite de vaca e o leite de soja. Escolha o que lhe traz mais benefícios e aumente o consumo regular da bebida.

 

Leite de vaca

Este leite é de origem animal e integra o grupo de Leite e Derivados. O elevado número de proteínas garante vitaminas que, caso contrário, não seriam produzidas naturalmente pelo ser humano. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, magnésio e potássio, essenciais para o crescimento e para a saúde dos ossos.

De salientar também a presença de lactose, ou seja, de açúcar natural produzido pelas glândulas mamárias dos diferentes mamíferos. E se por um lado, este componente pode ser uma fonte importante de energia, por outro há que referir que um terço dos portugueses sofre de problemas de intolerância à lactose.

Outro problema comum é a falta de cálcio. O motivo prende-se com a ingestão insuficiente de alimentos que possuem este componente, o que, em muitos casos, justifica a toma de suplementos.  Se procura alternativas para aumentar o consumo de leite, conheça as Cápsulas de Leite Mokador que lhe permitem usufruir dos benefícios da bebida onde quer que esteja.

 

Leite de soja

Ao contrário do leite de vaca, o leite de soja faz parte do grupo das Leguminosas. O liquido é extraído a partir das sementes e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Estas características fazem com que seja indicado no combate a problemas de colesterol e de doenças cardiovasculares.  Ainda assim, é de salientar que o número de proteínas é menor quando comparado as presentes no leite de origem animal.

Mas, porquê que o leite de soja costuma ser utilizado por quem quer emagrecer? A resposta está na ausência de lactose. Uma vez que não possui açúcar, este tipo de leite é muito famoso entre os que procuram perder os quilos acumulados. Para esses, importa frisar que o peso não é tudo e que há mais elementos a considerar do que o próprio açúcar. Se a mudança na dieta foi radical, o acompanhamento médico é aconselhável.

 

Leite de soja vs Leite de vaca

Como vê, apesar das constantes comparações, a verdade é que ambos os leites apresentam características muito diferentes. Só tendo por base essas diferenças é que é possível tomar um ação consciente. Ao passo que podem ser usados como substitutos, também podem servir como alimentos complementares. Porque não ir variando entre um e outro?

Se o argumento para não consumir leite de vaca ou de origem animal é a intolerância à lactose, aí o leite de soja poderá ser a melhor opção. Recomendamos, no entanto, que procure acompanhamento médico personalizado, de forma a que o produto escolhido  se adeque, de facto, às necessidades específicas do seu organismo.

Também não são raros os casos em que as pessoas deixam de beber leite de vaca porque simplesmente não gostam do seu sabor. Se for o caso, lembre-se que o alimento não deve ser eliminado da sua alimentação. Pelo contrário, deverá procurar um nutricionista e aumentar o consumo de derivados, suprindo todas as suas necessidades nutricionais.