tipos-de-café-2 Se acha que o café é sempre café, desengane-se. Enquanto viajava pelo mundo, o produto foi-se adaptando, sofrendo transformações consoante as diversas culturas com que contactava. Hoje em dia temos diferentes tipos de café e diferentes formas de o tomar. Algumas causam estranheza ou são alvo de curiosidade.

É certo que condições meteorológicas, altitudes e composições do solo especificas podem mudar de forma determinante a qualidade e o sabor das colheitas. O tema dava um artigo, mas neste post não é a esses tipos de cafés que nos referimos. Em vez disso, fazemos uma viagem à volta do mundo e mostramos-lhe as interpretações mais curiosas da bebida.

A verdade é que os tipos de café e as formas de o beber são muitas. Na Alemanha, por exemplo, é comum beber-se o Eiskaffe, uma bebida que junta café frio com uma colher de gelado de baunilha e uma camada de chantilly. No México, mistura-se ao sabor típico do café os aromas do melaço e da canela, numa bebida chamada Cafe de Olla.

Por sua vez, se formos para o oriente, na Malásia, podemos provar o café branco, torrado com margarina e óleo de palma e levado à mesa com leite condensado. Para os mais tradicionais, aconselhamos uma viagem pelas cidades italianas, onde a variedade das bebidas com café é abundante.

Se é daquelas pessoas que gosta de experimentar um café diferente em cada país que visita, este é o artigo indicado para si. Neste post, falamos-lhe de algumas formas de consumir café que são, no mínimo, diferentes daquelas a que está habituado. Prepare-se para uma viagem pelos quatro cantos do mundo e descubra as formas mais “estranhas” de consumir vários tipos de café.

Kopi Luwak

kopi-luwak

 

Lembra-se da cena de “The Bucket List” onde se fala do Kopi Luwak? O café é típico da Indonésia e na sua confecção são utilizados excrementos de Civeta. O animal alimenta-se de café, mas o seu organismo não é capaz de digerir os grãos. Uma vez eliminados, estes são utilizados para fazer uma infusão com um sabor característico. Um processo semelhante é utilizado no Brasil, com os excrementos de Jacu.

 

 

 

Kopi-Joss-o-cafe-com-carvao-da-IndonesiaKopi Joss

Também na Indonésia, mais concretamente na ilha de Java, é comum adicionar carvão em brasa à bebida. Depois de pronta, coloca-se o carvão ao mesmo tempo que o açúcar. A reação química anula a acidez da bebida, tornando-a mais suave.

 

 

 

 

Café de excrementos de elefante

Esta bebida é uma espécie  de Kopi Luwak tailandês. À semelhança das civetas, os elefantes também não são capazes de digerir os grãos de café. Ainda assim, o processo de digestão faz com que os grãos percam a amargura, fazendo com que fiquem mais suaves. Esta é uma das iguarias mais caras do mundo.

 

 

 

cafe-com-sal

 

Café com sal

Já alguma vez se enganou e, em vez de colocar açúcar, pôs sal no seu café? Pois saiba que a prática é bastante comum em vários países do mundo, desde a Etópia até à Sibéria, passando pela Turquia e pela Escandinávia. O sal ajuda a reduzir a amargura e acentua o sabor natural do café.

 

 

 

 

Café-com-Pimenta-do-Reino

 

Café com Pimenta Preta

Depois do sal, a pimenta. Em Marrocos, terra rica em vários tipos de especiarias, é comum misturar-se pimenta preta na bebida. Além deste condimento, o café poderá levar outros aromas, como o de canela, cravo, gengibre ou noz-moscada.

 

 

 

Café com queijo

Da próxima vez que for lanchar, em vez de colocar o queijo no pão experimente colocá-lo dentro da chávena de café. O tipo de queijo pode variar: os espanhóis costumam consumir o Guarapo com Queso, onde usam queijo Edam ou Gouda; já na Suécia, é comum acompanhar o café com Leipäjuusto no Kaffeost.

 

 

cafe-com-ovoCafé com ovo

Não falamos de uma chávena de café para acompanhar ovos mexidos, mas sim de um ovo literalmente inteiro dentro da chávena. A tradição é escandinava e mantém-se viva entre aqueles que emigraram para os Estados unidos. A mistura faz com que a bebida fique mais suave e menos amarga. Uma receita semelhante, mas com leite condensado, é utilizada na preparação do café vietnamita.

 

 

 

cafe-com-manteigaKopi Gu You

O Kopi Gu You é típico das zonas do sudoeste asiático e muito consumido em Singapura. O café é misturado com um pedaço de manteiga previamente colocada dentro da chávena. O contacto com o líquido quente faz com que a manteiga se derreta, formando uma bebida encorpada e aromática.