café-caféExistem muitos mitos associados ao café. Mas, será que realmente a bebida faz mal à saúde? E quais os benefícios do café? Leia este artigo até ao fim e descubra a resposta a estas perguntas.

Se é um apreciador de café em todas as suas formas – expresso, americano, com leite, etc. -, temos boas notícias para si: não há mal nenhum em beber uma ou até mais chávenas de café por dia. Pelo, contrário existem até vários benefícios.

Além de aumentar os níveis de energia ajudando a que consiga trazer à tona as suas capacidades produtivas, o café na quantidade certa pode ajudar quem não sabe como emagrecer ou, até mesmo, prevenir doenças sérias como o cancro, dada a quantidade de antioxidantes.

Propague a mensagem e ajude-nos a acabar com a ideia de que o café é uma espécie de mau da fita, com malefícios para a saúde. Se quer mais argumentos para continuar a usar a bebida, veja a lista de benefícios que lhe deixamos.

Benefícios do café

1 – Funciona como antidepressivo

Com a crise económica tem-se verificado uma corrida aos fármacos e antidepressivos. Pois, porque não optar por uma solução natural sem riscos para a saúde e substituir o comprimido por uma chávena de café? É mais saboroso e tem um efeito revigorante.

2 – Efeito energético

Sente-se cansado e precisa de uma dose de energia para começar o dia na melhor forma? Então, opte por uma chávena de café. Este efeito não é nenhum segredo e são muitas as pessoas que não dispensam uma pausa no trabalho para tomar um café. Os benefícios traduzem-se num aumento da atenção e da produtividade.

3 – Tensão arterial

O mito de que o café aumenta a hipertensão arterial tem vindo a ser desmitificado por vários estudos. Embora em alguns casos possa ser prejudical, noutros o café pode inclusive ajudar a reduzir a hipertensão arterial.

4 – Café emagrece

O café é um excelente aliado de quem quer perder barriga ou quem não sabe como emagrecer. Porquê? Em primeiro lugar, é baixo em calorias. Por outro lado, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.

5 – Desporto e atividade física

O desporto e a prática de atividade física requerem concentração e resistência. Se tomar uma chávena de café antes de ir para o ginásio, verá que o seu rendimento terá melhorias significativas. Veja, por exemplo, o caso de Serena Williams.

6 – Antioxidantes

O café é uma excelente fonte de antioxidantes. Os antioxidantes são as substâncias que desaceleram a oxidação natural das células, combatendo os radicais livres. Os benefícios são gerais e estendem-se a vários órgãos, desdes a pele até ao coração.

7 – Prevenção de doenças

O café pode ser um excelente aliado na prevenção de doenças graves, como a diabetes tipo 2 e o cancro. Vários estudos têm também comprovado efeitos positivos da bebida no que diz respeito a doenças generativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

8 –  Efeito calmante

O efeito calmante está associado à capacidade de foco. Embora nãos seja bom para quem quer adormecer, o café pode ser um excelente aliado para pôr a cabeça em ordem nos dias de maior stress. Basta o cheiro para que seja eficaz.

9 – O café e as mulheres

Segundo uma universidade sueca, o café pode ser um excelente aliado do sexo feminino. O consumo diário de 3 chávenas de café por dia pode funcionar como forma de prevenção do cancro da mama.

Agora que já conhece alguns dos benefícios do café, não acha que está na altura de mais uma bebida? Clique aqui e encontre a sua marca de café preferida. Utilize a a bebida para aumentar a sua qualidade e certamente verá que a sua ingestão terá benefícios no seu dia-a-dia.