tiposdecafe_grande O café é uma das bebidas mais populares em todo o planeta. Apreciado nos quatro cantos do mundo, fundiu-se com as culturas e adequou-se aos gostos pessoais de cada um. Curto, Longo, Expresso ou Americano, há para todos os gostos.

Com ou sem açúcar, é o aliado principal nos dias de trabalho ou nas longas noites de estudo. Serve também de pretexto para reunir à volta da mesma mesa amigos que não se vêem há algum tempo ou para conversas do dia-a-dia com as pessoas com quem trabalhamos.

No café do bairro ou no local onde toma o pequeno-almoço, é provável que já saibam qual é o seu tipo de café preferido. Neste artigo, apresentamos uma lista dos 10 tipos de café mais populares de todo o mundo para que os saiba distinguir e para que os experimente e decida qual o seu favorito.

 

Café Expresso

Muito apreciado em Portugal, o Café Expresso é feito a partir de uma moagem muito fina. A bebida é tirada à pressão através de uma máquina de pressão com água quente profissional ou para consumo doméstico. Distingue-se das restantes bebidas pela quantidade de líquido que deve ocupar cerca de metade da chávena.

 

Café Curto ou Ristretto

O Café Curto ou Ristretto é ideal para pessoas que gostam de café com sabor forte e intenso. Semelhante a um café expresso, requer menos água. Em vez de ser enchida até metade, a chávena leva apenas um pouco de café.

 

Café Longo ou Lungo

O Café Longo ou Lungo é o oposto do Café Curto ou Ristretto. Neste que é um dos tipos de café mais apreciados, o líquido ocupa quase toda a chávena. O Lungo utiliza mais água e é a solução ideal para quem gosta de mais café e de um sabor mais suave.

 

Café Duplo ou Doppio

O Café Duplo ou, em italiano, Doppio não é mais do que dois cafés expresso na mesma chávena. Ideal para combater o cansaço, o Doppio pode ser usado para repor a energia e fazer face às dificuldades do dia de trabalho.

 

Café Americano

O Café Americano é a bebida ideal para ir tomando devagar enquanto trabalha em frente ao computador ou para o acompanhar ao pequeno-almoço. A preparação é simples: basta juntar um pouco de água ao café expresso, ajustando a intensidade. Sendo mais fraco do que um café normal, é ideal para quem acha que um café expresso é demasiado forte para começar o dia.

 

Café de Saco e Café Solúvel

O Café de Saco e o Café Solúvel são alternativas fáceis de café instantâneo que pode fazer em casa em poucos minutos. Basta juntar água ao pó ou passá-la por um filtro e está pronto. Embora não ganhem tanta espuma como um café tirado à pressão, estas são boas soluções para quem quer um café mais fraco para beber antes de ir para a cama.

 

Cappuccino

Originário de Itália, o Cappuccino é uma bebida muito apreciada em todo o planeta. A receita é simples mas requer alguma perícia. Baristas de todo o Mundo procuram ainda aperfeiçoar a técnica para fazer o Cappuccino perfeito. A bebida deve conter partes semelhantes de café expresso e de leite. Não esquecer também um elemento muito importante: a espuma suave e cremosa.

 

Latte

O Latte resulta da junção de um café expresso com leite vaporizado. A bebida é normalmente servida num copo de vidro cujo topo deve estar coberto com uma espuma.

 

Macchiato

O Macchiato é uma verdadeira obra de arte do mundo do café. A bebida é composta por uma parte de leite condensado, quatro partes de café expresso e muita espuma feita a partir de leite vaporizado. O Macchiato é normalmente servido numa chávena ou copo de vidro que deixe ver as camadas da bebida.

 

Mocha

Toda a gente sabe que café e chocolate fazem o par perfeito. Se é amante destes dois ingredientes, o Mocha é a bebida ideal para si. A bebida junta chocolate quente e café expresso e é servida com uma capada leve e suave de espuma de leite. A bebida é geralmente servida em copo.

Se é um amante de café, dirija-se à coffee shop mais próxima e prove as diferentes variedades à sua disposição. Para todos os gostos, o café é, certamente, a bebida ideal para todos os dias da sua vida.