unnamed Ao longo dos anos, vários estudos têm tentado desvendar os benefícios do chá verde para a saúde. Com inúmeros benefícios, esta bebida é muito procurada por pessoas que não sabem como perder barriga. Apesar de ser um dos melhores chás para emagrecer, o chá verde possui propriedades que a grande maioria das pessoas desconhece.

Feito com as folhas da da planta camellia sinensis, o chá verde é muito consumido na China e no Japão. Atualmente apreciada em todo o mundo, a bebida é rica em polifenóis, os antioxidantes que desaceleram a destruição das células. Podemos, por isso, afirmar que mais do que um chá para emagrecer rápido, o chá verde é um forte aliado na prevenção de doenças cancerígenas.

Mas, as suas potencialidades não se ficam por aqui. Neste artigo, vamos para além da ideia de que o chá verde emagrece e apresentamos-lhe outras 10 vantagens da dieta do chá verde. Cuide da sua silhueta e do seu bem-estar com esta bebida que é bem mais do que um chá para perder peso. Comece já a beber e tire partido de tudo aquilo que o chá verde pode fazer pela sua saúde.

 

1. Ajuda a higiene oral

O chá verde possui um efeito antibacteriano que ajuda a combater o mau hálito, dores de garganta e o aparecimento de caries. Uma investigação recente adiantou que pode ajudar a matar a grande maioria dos vírus que causam problemas orais.

 

2. Combate o cancro

O fator antioxidante reduz o processo de oxidação das células que combatem o aparecimento de cancro. Cientistas testaram os resultados em ambiente de laboratório e verificaram uma menor incidência do cancro do cólon de 50%. Se um tumor aparecer, o consumo regular de chá faz com que haja menos 80% de possibilidades de este ser maligno.

Outra conclusão é que o consumo de 5 ou mais chávenas diárias de chá verde pode reduzir para metade o risco de aparecimento de cancro na próstata em estado avançado. Tem ainda efeitos benéficos em casos de cancro do pâncreas, esófago, pulmão, pele, entre outros.

 

3. Combate a apneia

Um estudo comprovou que o chá verde pode ser usado para acabar com os efeitos neurológicos negativos da apneia. Os antioxidantes evitam a oxidação e a consequente morte causada pela falta de oxigénio.

 

4. Previne derrames cerebrais

A ingestão diária de chá verde reduz significativamente a probabilidade de ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A conclusão é de um estudo realizado no Japão e publicado em 2013 no Stroke: Journal of the American Heart Association.

 

5. Combate a artrite

Alguns componentes do chá verde permitem o bloqueio da produção da enzima que destrói a cartilagem e que leva ao aparecimento de dores nos ossos. Bebido com regularidade, funciona como uma espécie de medicamento natural que previne o aparecimento desta doença.

 

6. Combate a evolução da SIDA

Um estudo realizado por cientistas japoneses revelou que uma das substâncias presentes no chá verde evita que o HIV afete as células saudáveis do sistema imunológico. Fazendo com que o vírus não se propague e desacelerando a sua evolução.

 

7. Atua contra o Parkinson

O chá verde tem substâncias que combatem a perda dos neurónios responsáveis pela produção de dopamina, os neurotransmissores que coordenam as ações e movimentos. O chá verde pode, por isso, ser usado como forma de tratamento e prevenção da doença de Parkinson.

 

8. Combate o alzheimer

O chá verde tem efeitos benéficos na cognição humana. Reduz a possibilidade de aparecimento da proteína responsável que conduz ao aparecimento e evolução da doença de Alzheimer.

 

9. Previne doenças cardíacas

O chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas ao proporcionar uma melhoria no fluxo sanguíneo. A bebida tem propriedades que fazem com que as artérias relaxem, permitindo controlar os níveis de colesterol no sangue.

 

10. Atrasa o envelhecimento

Prevenindo a oxidação celular, o chá verde faz com que as células se mantenham vivas durante mais tempo. Desta forma, atrasa o aparecimento de rugas e manchas na pele. Estudos realizados com cosméticos comprovaram grandes benefícios no que diz respeito à elasticidade da pele.

Terminada a lista, tem dez motivos e mais um para consumir chá verde. Quente ou frio, é um ótimo substituto de outros refrigerantes e pode acompanhar refeições. Além de ser um dos melhores chás para emagrecer, este chá pode ser um ótimo aliado para que possa viver mais e melhor.