leite_grande O leite é um produto que integra a maioria das dietas. Seja no seu estado líquido ou sob a forma de outros produtos, é um alimento rico em cálcio, importante para miúdos e para graúdos.

Vulgarmente conhecido por leite magro, o leite desnatado resulta de um processo de centrifugação que lhe retira a gordura, deixando-a em níveis inferiores a 0,5%. Consumido por aqueles que procuram uma alternativa que engorda menos, o leite desnatado é usado para produzir derivados (iogurtes ou manteiga) menos calóricos.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer as especificidades do leite magro, assim como o informamos sobre os restantes tipos de leite para que faça uma escolha informada na altura de ir ao supermercado.

Com um baixo teor de gordura, o leite desnatado é ideal para quem está em dieta e quer emagrecer. Se tem dificuldade em controlar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, este é o leite indicado para si. Além disso, importa pôr fim ao mito de que o leite desnatado tem menos cálcio, pelo que, se o consumir, não necessitará de compensar com suplementos.

Por outro lado, importa referir que este não é o leite mais adequado para crianças, uma vez que estas se encontram em fase de crescimento. O motivo prende-se não com a quantidade de cálcio  mas com a redução das quantidades de algumas vitaminas, como a A ou a D, que indispensáveis ao desenvolvimento infantil.

No momento de transição entre os tipos de leite é também normal que se sinta a diferença no sabor. Procure atenuar a mudança e encontre outras alternativas. Se o objetivo é emagrecer, porque não optar por um delicioso leite com chocolate baixo em calorias? As Cápsulas Blue de Leite e Blue Chocolate proporcionam uma doce bebida, a suavidade do leite.

Doce e saboroso, é uma boa opção para aqueles quem quer reduzir o número de calorias ingeridas. É, por isso, ideal para quem não sabe como emagrecer ou para quem não gosta de leite simples ou com café.

 

Outros tipos de leite

Existem vários tipos de leite. A escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades ou com a fase da vida em que se encontra.

O leite gordo ou integral possui uma quantidade de gordura de 3% e é rico em vitaminas A e D, essenciais para o desenvolvimento da estrutura óssea. Crianças com menos de dois anos ou que pratiquem desporto devem consumir este tipo de leite. É também também indicado para ajudar os estudantes em fase de exames.

Com menos calorias, o leite meio-gordo ou parcialmente desnatado é uma solução intermédia entre o leite magro e o leite gordo. É, por isso, recomendado para adolescentes ou adultos saudáveis que não tenham necessidades de perda de peso nem façam grandes esforços físicos.

Independentemente do tipo que escolher, lembre-se que este alimento é seguramente uma das partes mais importantes da sua dieta.  Lembre-se que ao ingerir esta bebida está a evitar problemas futuros e a cuidar de si e da sua saúde.