omd-grandeNight Café” é o terceiro single do álbum “English Electic”. Os Orchestral Manoeuvres in the Dark (OMD) são uma banda britânica que junta New Wave e Synthpop. Depois de 16 anos de separação, regressou aos palcos no verão de 2006.

 

Night Café: um hino à solidão

Ao formarem o grupo em 1978, Andy McCluskey e Paul Humphreys estavam longe de imaginar o sucesso que a banda conquistaria nos anos seguintes. Foi isso mesmo que convenceu a banda a reunir-se de novo, após a dissolução da em 1989. Desde o regresso dos Orchestral Manouvres in the Dark (OMD) já foram lançados dois novos álbuns.

É num dos álbuns que marca o regresso da banda,o “English Electic”,  que surge a música”Night Café“. Trata-se de uma canção ritmada, acompanhada por um vídeo em desenho animado e humorístico, que não passa no entanto do disfarce para uma letra triste.

A canção invoca o sentimento de solidão, começando por nos apresentar uma personagem “sentado no Night Café, como uma pintura de Hopper num mau dia”. A pouco e pouco, percebemos que o dia não lhe correu bem e que regressou a um dos seus maus hábitos: voltar a beber.

Ao aproximarmo-nos do fim, descobrimos então o que atormenta a personagem: o fim de uma relação: “Um voyeur à janela, observando-te a ir embora.”