tierra Força motriz de amizades, o café é uma parte fundamental da história das nossas vidas. Quase sem nos darmos conta, a verdade é que uma chávena da bebida está sempre presente, nos pequenos e nos grandes momentos. Em casa, no trabalho, à semana e ao fim-de-semana. Sempre. E, se a bebida é assim tão importante, porque não transformá-la no símbolo de uma causa? Não é uma má ideia, pois não? Então, leia este artigo e conheça o projeto Lavazza Tierra, da Fundação Lavazza.

O Lavazza Tierra foi o primeiro projeto corporativo de responsabilidade social da companhia do café italiano Lavazza. Criada em 1895 pelas mãos de Luigi Lavazza, a empresa familiar cresceu e vai já na quarta geração. De Itália para o Mundo, a empresa reconheceu a importância da intervenção internacional e, em 2002, criou a Lavazza Foundation para projetos de responsabilidade social que visam o meio ambiente e a sustentabilidade.

A organização é sem fins-lucrativos e desde o início da sua existência tem vindo a apoiar projetos que envolvem, sobretudo, crianças. Atuando em parceria com Organizações Não-Governamentais de todo o mundo, procura intervir em cenários de catástrofe natural e, até à data, já teve um papel fundamental em Itália, na Tailândia e no Myanmar.

Primeira fase concluída

“Promover a sustentabilidade de projetos em comunidades do café e contribuir para o bem-estar infantil são as principais áreas do desenvolvimento social responsável”. É este o objetivo do Lavazza Foundation no projeto Tierra.

A iniciativa começou em 2002 e a primeira fase foi concluída em 2009. Durante esse período, o projeto contribuiu para o apoio e desenvolvimento de comunidades no Perú, Honduras e na Colômbia. Posteriormente, em 2010, foi lançada a segunda fase que tinha como área de ação o Brasil, a Índia e a Tanzania.

A iniciativa deu nome ao Café Tierra, um dos produtos Lavazza que pretende promover a sustentabilidade. A bebida é certificada pela Rainforest Alliance e está também disponível na versão Blue com Cápsulas Blue Tierra, indicadas para empresas e escritórios.

Por sua vez, as Cápsulas Tierra “E” foram feitas para uso doméstico. Desta forma, poderá consumir o melhor café expresso ao mesmo tempo que promove causas sociais. As cápsulas de café permitem que qualquer pessoa possa fazer café expresso com o profissionalismo de uma coffee shop.

Uma escola sustentável

Veja o vídeo e conheça a história do padre Peter Kilasara que em pequeno sonhava construir uma escola. O sonho realizou-se e Peter é agora professor de crianças que vivem na região do Kilimanjaro. Tudo isto foi, apenas, possível com a ajuda do projeto Lavazza Tierra.