52207a_a80c32f07f2a447bb98f2472367eb0b9 O café é uma bebida muito apreciada nos quatro campos do mundo. Em casa ou no trabalho, todos os locais são bons para tomar um bom café expresso. E quando a bebida acaba, é normal ficarmos com a sensação de que tomaríamos um pouco mais. Se isso acontece com frequência, o ideal será optar por um doppio.

Já conhece o termo? E se traduzirmos para café duplo? É exatamente a mesma coisa. Na verdade, a bebida não passa de 60ml de café, o que corresponde a dois cafés expresso. A bebida é muito apreciada pelos trabalhadores, no entanto há um erro muito comum: deixar que a mesma quantidade de pó usada para um expresso seja usada para um doppio.

Sendo um café expresso duplo, o doppio corresponde a “1 café expresso + 1 café expresso” e não um café expresso grande feito com a mesma quantidade de pó. Por isso, se quiser obter esta bebida deverá tirar dois cafés expresso e juntá-los na mesma chávena ou caneca.

Na linguagem dos baristas, um café expresso tradicional chama-se “solo”, por oposição ao “double” ou doppio. Fazendo junções de diferentes quantidades é possível conseguir a bebida perfeita, adequada ao seu gosto pessoal. Por exemplo, se gostar do café curto pode optar por um doppio com um pouco menos de 60ml.