glengarry glen ross - grande Nesta cena de “Glengarry Glen Ross” Blake, personagem interpretada por Alex Baldwin. leva o café a sério e ameaça despedir Shelley Levene, interpretado por Jack Lemmon, por este estar a tencionar tomar café. “Coffee is for closers”, afirma.

 

 

“Glengarry Glen Ross”: o café é para amigos

Coffee’s for Closers” ou, em português, “café é para amigos”. A expressão é icónica e faz parte das referências da cultura popular. Se pesquisarmos na Internet, é comum encontrarmos desenhos de pop art ou até mesmo memes com a cara de Alec Baldwin, num retrato da cena onde este diz à personagem de Jack Lemmon para pousar o café, num tom ameaçador.

O título de “Glengarry Glen Ross” foi traduzido para português –  “Sucesso a Qualquer Preço”  – e o filme conta a história da rivalidade entre os funcionários de uma corretora imobiliária. Tudo começa com a notícia de que, no final da semana, todos os corretores serão despedidos, exceto os dois que conseguirem melhores resultados.

O filme foi considerado pela revista Empire como um dos 500 melhores de todos os tempos e, embora não tenha sido um sucesso comercial, foi nomeado para vários prémios, inclusive um Oscar para Melhor Ator Secundário e um Globo de Ouro, pelo papel de Al Pacino.