5-Razões-para-consumir-mirtilos
Muito utilizados na culinária, os frutos silvestres são muito apreciados pelos mais gulosos e juntam o melhor de dois mundos. Neste artigo, falamos-lhe do mirtilo: uma baga pequena em tamanho mas grandes em benefícios para a saúde.

O estudo publicado no Plos One é finlandês e teve como objetivo dissecar todas as propriedades do fruto que, dizem os especialistas, é excelente para o sistema imunitário. Por outras palavras, comer mirtilos é sinónimo de cuidar do seu bem-estar.

A ingestão regular deste fruto vermelho permite adotar uma posição preventiva que atua em várias frentes: ajuda quem não sabe como emagrecer, diminui a tensão arterial, reduz a diabetes e, sobretudo, reforça o sistema imunológico e aumenta as defesas dos seres humanos.

Excelentes em qualquer situação, o mirtilo tem uma particularidade que o distingue: permite reduzir os efeitos prejudiciais de uma má dieta alimentar e ajuda a repor o equilíbrio do organismo, especialmente, em casos de pessoas que cometem excessos no que toca à ingestão de alimentos com açúcar e gorduras.

A investigação foi realizada em laboratório e a amostra era composta por ratos. Os especialistas julgam, no entanto, que os efeitos observados podem ser verificados em seres humanos.

Para conduzir a experiência, foram criados dois grupos: um que integrava o mirtilo em 10% da dieta e outro que excluía o fruto silvestre da alimentação. Durante um período, os animais foram alimentados de forma semelhante.

No final, verificou-se que aqueles que comiam mirtilo apresentavam mais anticorpos, melhores níveis de pressão arterial e melhores níveis de glicose no sangue. Por oposição, o outro grupo apresentava um aumento muito acentuado do peso, sendo que os restantes indicadores também tinham sido afetados negativamente.

Propriedades do mirtilo

O mirtilo começou a ser utilizado pelo homem por volta do século XVI, sobretudo graças às suas propriedades anti-bacterianas e antioxidantes. O pequeno fruto é rico em fibra, vitaminas e sais minerais e serve como um excelente aliado no combate a alguns problemas.

O uso do fruto silvestre é aconselhado em situações de diarreia grave, inflamações na boca e tosse com expetoração. Além disso, os especialistas dizem que possui uma ação de hidratação imediata.

A baga é rica em mirtilina, uma substância anti-bacteriana, muito usada para tratar infeções na bexiga e no sistema urinário. Os antioxidantes presentes combatem os radicais livres e previnem o aparecimento e desenvolvimento de inúmeras doenças, desde o colesterol a diabetes e o cancro.

Uma forma simples de tirar partido das potencialidades deste fruto tão poderosos é através das infusões. Os mirtilos podem ser combinados com outros frutos vermelhos para formar uma bebida tão deliciosa quanto benéfica que pode acompanhá-lo ao longo do dia, desde a altura que acorda, até que se deita, passando pelas refeições.

Desfrute das vantagens deste e outros frutos silvestres, ingerindo o Chá de Frutos do Bosque. A bebida de sabor intenso combina todas as propriedades dos mirtilos, amoras, morangos e framboesas. Ricos em antioxidantes, estes frutos combinados prometem aumentar o bem-estar e assegurar que se sente bem todos os dias e a todas as horas.