2016-02-23-cafe-1
Amigo de todas as horas, o café é a bebida ideal para qualquer altura, esteja você descontraído em casa, na esplanada, ou num evento que requer uma maior formalidade e atenção aos pormenores. Se gosta de convidar os seus amigos ou familiares para tomar café em sua casa, convém que sejam cumpridas algumas regras. Basta ter atenção aos pormenores e aplicar algumas regras de etiqueta básicas para que seja capaz de proporcionar momentos inesquecíveis.

Salientamos, no entanto, que estas são apenas regras orientadoras. A verdade é que os limite são impostos por si. Um ambiente excessivamente formal pode não combinar com a sua personalidade. Portanto, o fundamental é adequar as regras ao ambiente e às situações.

Conheça aqui pequenos truques que podem fazer a diferença entre um bom e um mau momento. Acima de tudo, o que importa é que se divirta, passando algum tempo de qualidade da companhia das pessoas de que mais gosta. Leia o artigo e verifique se já sabe algumas das regras de etiqueta importantes na hora de tomar café.

Pratos e chávenas limpas

Mais importante do que escolher uma louça cara, é assegurar a limpeza. Por vezes, mesmo depois de lavadas, as chávenas ficam com marcas de batom que não saíram quando as colocou da máquina de lavar louça. Antes de servir a bebida, certifique-se de que estas desaparecem.

Também é muito comum, por exemplo, ao tirar um café expresso deixar cair algumas gostas da bebida na chávena ou até mesmo no prato. Tenha o cuidado de limpar as duas peças e faça com que a chávena chegue à mesa impecável.

Apresentação do café

Evite chávenas rachadas ou lascadas. Se quiser apostar numa decoração mais original, poderá brincar com combinações louça: uma chávena de uma cor e um pires de outra, por exemplo, ou fazer um pequeno apontamento. Se quiser, acrescente um quadrado de chocolate negro ao lado da chávena ou substitua e a colher tradicional por um pau de canela.

A colher

A colher deve ser sempre colocada com a ponta virada para a asa da chávena. Depois de receber o café, coloque o açúcar e mexa suavemente, procurando fazer o mínimo de barulho possível. É muito comum colocar a colher na boca depois de acabar de mexer. Se estiver numa situação mais formal, evite fazê-lo.

O papel de anfitrião

O anfitrião desempenha um papel fundamental. Na verdade é ele que dita o tom e a formalidade do encontro. Crie o ambiente adequado e ofereça um pouco mais do que o café. Mas sem exageros. Uns biscoitos ou uns bombons, por exemplo, ficam sempre bem.

Postura

A postura é um fator muito importante. Não falamos apenas da postura corporal, mas da forma educada como deve abordar os assuntos. Recorde as reprimendas da sua mãe quando era criança e lembre-se que é importante portar-se bem à mesa. Evite derrubar o que quer que seja, deixar migalhas ou sujar a toalha, por exemplo. No que diz respeito à posição do corpo, não coloque os cotovelos em cima da mesa, nem segure a chávena com as duas mãos.

Soprar o café

Às vezes, o café chega à mesa demasiado quente. Nessas situações, é comum soprar para que arrefeça. Tudo bem que mantenha o hábito em casa, mas quando estiver acompanhado evite fazê-lo. Deixe a bebida arrefecer naturalmente

Mais do que um gole

Algumas pessoas gostam de beber o café de uma só vez. Se o fizer numa situação mais formal, dará a ideia de que está com pressa e causará a sensação de que a pessoa que fala consigo lhe está a tirar tempo precioso. Por isso, o ideal será manter uma conversa calma, intercalada com pequenos goles.

Que café escolher?

Existem cafés para todos os gostos e para todas as situações. Numa situação formal, deve ter o cuidado de agradar a toda a gente. Por esse motivo, é necessário que escolha um bom café. Antes de servir, pergunte ao convidado prefere um café curto, médio ou longo.

Seja um bom anfitrião e escolha, por exemplo, as Cápsulas de Café Blue Espresso Intenso ou as Cápsulas de Café Blue Espresso Rico. Desta forma, certamente que deixará aquele momento para sempre na memória do seu convidado.