gengibre_grande O gengibre é um tubérculo com origem na Ásia, muito usado atualmente nas áreas da culinária e da medicina. Com inúmeros benefícios, é a planta indicada para quem tem dificuldades em fazer a digestão ou apresenta problemas no sistema respiratório. Para os que pretendem perder alguns quilos a mais, temos uma boa notícia: o gengibre emagrece. Estes e outros fatores devem ser tidos em consideração na altura de comprar chás.

Usado há milhares de anos, julga-se que terá chegado à Península Ibérica através das Cruzadas. Mas, o primeiro registo da sua utilização em terras lusas ocorreu apenas no reinado de D. João III,  no século XVI. As fortes propriedades terapêuticas que contém fizeram com que se tornasse cada vez mais popular.

Sabe-se inclusive que a plantar já era utilizada na Antiguidade Clássica para fazer uma espécie de chá para a gripe ou chá para a tosse à base de gengibre.

Neste artigo, mostramos-lhe alguns dos benefícios do gengibre. Aprenda a usá-los a seu favor e a tirar partido deste produto, introduzindo-o de formas simples na sua alimentação.

 

Gengibre: benefícios

O Chá de Gengibre ajuda a cuidar de problemas no estômago, entre os quais enjoo, flatulência, indigestão, náuseas ou perdas de apetite. É um dos melhores chás para a saúde no que diz respeito ao combate dos sintomas que sucedem tratamentos de radio ou quimioterapia. É, por isso, um aliado no combate ao cancro. Pode também ser uma excelente forma de colmatar a ingestão de alimentos gordurosos. A planta é muitas vezes usada na produção de medicamentos laxantes.

O Chá de Gengibre ajuda a reduzir o mau hálito, combate as cólicas menstruais e pode, inclusive, servir de auxílio para curar a ressaca. Dores musculares, artrite e bronquite são outros problemas que o gengibre ajuda a combater, uma vez que possui substâncias com ação antibiótica e anti-inflamatória.

 

Gengibre para emagrecer

Através da aceleração do metabolismo, o gengibre potencia o aumento do gasto de calorias e o emagrecimento. O gengibre é, por isso, um alimente termogénico: ao aumentar a temperatura do corpo, ativa o fenómeno da termogénese que potencia a perda de peso.

 

Chá de gengibre: como fazer?

O gengibre pode ser comido de várias formas: cru, em conserva, cozinhado ou sob a forma de chá. É também muito usado como uma especiaria para temperar comidas. Se o consumir sob a forma de chá, poderá conservar os seus benefícios e acrescentar outros, como a hidratação e a expulsão de toxinas do corpo.

Mas, como fazer chá de gengibre?A receita é simples: basta colocar um açúcar a gosto num recipiente em lume brando, juntar o gengibre em quantidades razoáveis e perfumar com um pouco canela e sumo limão. No fim junte água a deixe ferver.

Regresse ao passado e utilize aromas e sabores antigos para conseguir os seus objetivos de forma eficaz e, acima de tudo, saudável.