chá de cidreira_grande A erva-cidreira é uma das plantas favoritas dos amantes de chá. Disponível em qualquer supermercado, ervanária ou canteiro, esta planta tem propriedades medicinais e é usada há muitos anos pelas nossas avós para pôr fim a pequenos pesadelos ou desconfortos.

Os benefícios da cidreira são inúmeros. Aliviar dor de cabeça, dores menstruais ou acalmar no final do dia de trabalho são só algumas das potencialidades deste chá com inúmeras propriedades para a saúde.

Prima das menta e da hortelã, a eva-cidreira – também conhecida por melissa – é originária dos países da Europa Meridional. As propriedades aromáticas fazem com que seja muito utilizada na aromaterapia.

Neste artigo, damos a conhecer algumas dos usos do chá de cidreira. Se apresenta alguns dos sintomas ou problemas que abaixo apresentamos, siga os conselhos da sua avó e utilize este chá saboroso para combater o mal-estar. Os benefícios da cidreira são:

  • Ajuda a relaxar e dormir melhor;
  • Combate as dores de cabeça;
  • Previne problemas digestivos;
  • Alivia cólicas, menstruais e intestinais;
  • Ajuda no combate a problemas nos rins;
  • Põe fim à tosse e ajuda no combate à expectoração (junte limão para potenciar o efeito);
  • Tem propriedades diuréticas e atua contra a retenção de líquidos.

 

Como preparar o Chá de Cidreira?

Para a preparação do chá apenas se devem utilizar as folhas. Coloque-as na água a ferver, tape o recipiente e espere durante alguns minutos. Depois é só coar, colocar na chávena e desfrutar.Para sentir os efeitos benéficos da erva, deve beber  entre três a quatro chávenas de chá por dia.

De reforçar que as propriedades terapêuticas desta erva podem ser usadas para combater insónias, induzir o sono e prevenir distúrbios digestivos, melhorando o seu bem-estar e qualidade de vida.