cavalinha_grande Na Natureza podemos encontrar uma série de plantas que podem ser usadas para prevenir inúmeros problemas. Entre as várias ervas utilizadas, a cavalinha destaca-se pelas suas propriedades medicinais e pela utilidade no combate a inúmeros problemas de saúde.

Encontrada em sítios húmidos (perto de riachos, normalmente), a planta nasce de forma espontânea em Portugal e tem chamado a atenção de vários cientistas e investigadores. Um estudo levado a cabo em 1999 comprovou que o estrato de cavalinha é extremamente eficaz no combate a pessoas com osteoporose.

Neste artigo, exploramos a várias propriedades benéficas da cavalinha e ajudamos a que previna vários problemas de saúde. Se gosta  de chá, é altura de experimentar esta erva e de a usar como a principal aliada da sua saúde.

 

Princípios ativos da cavalinha

O silício é a componente mais importante desta erva. Este mineral ajuda a reforçar o tecido conjuntivo, ligamentos e tendões. Importa destacar o óleo essencial com ação antibiótica e taninos; e os flavonoides, capazes de regenerar os tecidos e de terem uma função antioxidante e anti-inflamatória.

 

Quais as principais propriedades?

A cavalinha estimula ajuda a eliminar os líquidos através da urina sem que se percam os sais minerais. Além disso, tem um efeito remineralizande que reforça os efeitos destes compostos. Este facto constitui uma grande vantagem relativamente a fármacos e diuréticos, cuja ação faz com que todos os minerais sejam perdidos.

Por este motivos, a cavalinha é altamente recomendada em casos de retenção de líquidos e em casos de tratamento obesidade. A erva equipara-se ao chá verde no combate ao excesso de peso.

De acrescentar, ainda, a ação regenerativa que contribui para o cicatrização mais rápida de feridas. É muito usada para tratar pessoas que estão a recuperar ou têm tendência para ter úlceras no estômago e no duodeno e doenças inflamatórias.

Por último, regenera a pele , acelera o crescimento das unhas e do cabelo e ajuda a combater o problema das varizes.

Experimente chá de cavalinha e verifique você mesmo os efeitos da planta na sua saúde.