1413827636_coffeamenic181shutterstockAo longo dos anos, é normal cultivarmos hábitos que quase que acabam por se enraizar no seu ADN. É o caso do café. Já imaginou como seria se por algum motivo deixasse de poder tomar café no trabalho? Não fique já assustado. Neste artigo, falamos-lhes do café descafeinado, uma excelente alternativa ao expresso tradicional, que lhe permite evitar os efeitos da cafeína sem que tenha de abdicar do hábito do café. Leia até ao fim e conheça as vantagens do descafeinado.

Em primeiro lugar, importa esclarecer que ao contrário do que muitos acreditam, quando tomado de forma moderada, o café não faz mal à saúde. Ainda assim, existem pessoas que não gostam do efeito da cafeína e que procuram uma alternativa que lhes permita desacelerar o ritmo frenético do seu dia-a-dia.

Como a maioria sabe, a cafeína é uma substância energética presente não só no café, como noutras bebidas como o chá, o cacau, a cola ou o guaraná. A sua ingestão afeta o sistema nervoso central, fazendo com que a mente fique mais atenta e concentrada. A ingestão moderada pode, inclusive, ter efeitos benéficos no tratamento e prevenção de doenças neuro generativas, como o Alzheimer.

Ainda assim, existem algumas contra indicações. Pessoas com tendência para a hipertensão, que sofrem com os níveis elevados de stress ou que têm dificuldades em dormir não devem tomar café. Para essas, a melhor opção será optar por um bom descafeinado. Já experimentou e não gostou? Pois, antes de escolher é necessário ter em atenção uma série de fatores.

Durante o processo de descafeinização verifica-se apenas uma perda parcial do teor de cafeína. A quantidade da substância de cada produto varia de marca para marca ou de lote para lote. Escolha com cuidado e compre o produto que melhor se adequa às suas necessidades.

Se não quiser romper totalmente com o café tradicional e se precisa de uma dose de cafeína mais elevada, opte por um descafeinado mais forte. Por outro lado, se pretende uma redução mais acentuada, o melhor será escolher um produto apenas com um pequeno teor de cafeína.

Crie novos hábitos e substitua os antigos. Talvez, no futuro, um descafeinado antes de dormir até lhe saiba melhor do que o próprio café. Assim, poderá continuar a ter aquela sensação de conforto sem que comprometa a qualidade do seu sono e da sua saúde.

Adapte os seus velhos hábitos e melhore a sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.