cappuccino_grande Uma bebida quente é o ideal para aquecer os dias frios de inverno. Conseguir a cremosidade ideal para fazer um cappuccino não é, no entanto, uma tarefa fácil. A mistura é feita com um café expresso e com leite vaporizado de forma a que se consiga obter uma camada de espuma suave e cremosa.

Parte da cultura italiana, o cappuccino não é um simples café com leite. A palavracappuccino” surgiu no século XVI e foi utilizada em homenagem aos frades franciscanos. “Cappucio”, em português “capuz”, era o nome dado a estes membros da igreja.

Embora esteja sujeita a variações, a receita tradicional dita que o cappuccino deve ter um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite. Em Itália, a bebida costuma ser consumida logo pela manhã – acompanhada de um “cornetto”, um croissant, em italiano -, ao lanche ou após as refeições.

Se é um amante de café ou de cappuccino, deixamos-lhe, neste artigo, algumas dicas de como fazer a receita sem ter de sair de casa para ir até à cafetaria mais próxima. Se não tiver nenhuma máquina de café ou máquina expresso, não se preocupe porque basta ter um liquidificador. Experimente vocês mesmo e leve até à sua casa os aromas das ruas de Roma, Veneza ou Florença.

 

Como fazer café cappuccino?

O primeiro passo é o café. Se tiver máquina, tire um bom café expresso – ou vários de acordo com o tamanho da sua chávena de cappuccino. Pode, também, preparar a bebida através de um coador ou cafeteira. É importante que fique bem forte.

O leite deve ser gordo ou meio gordo. Aqueça e coloque no liquidificador. Bata, inclinando o aparelho, até que fique cremoso e com bastante espuma. Se preferir, pode utilizar o vaporizador da máquina de café. No fim é só misturar o leite e o café.

Se quiser dar asas à criatividade, pode utilizar uma colher para fazer desenhos na espuma ou decorar com chocolate. Baristas experientes conceberam uma arte chamada Latte Art para designar esta técnica de decoração da bebida.

Reforçamos que na altura da preparação do cappuccino deve ter em consideração que o elemento mais importante é a espuma. Para a conseguir que fique cremosa é necessário ter atenção à temperatura do leite. O ideal é que se consiga uma camada aveludada e brilhante sem que se formem bolhas na superfície.

Se é um consumidor regular de cappuccino, a melhor solução passa pela compra dos copos de cappuccino. As saquetas contêm uma mistura em pó capaz de produzir uma bebida elegante e requintada, coberta por uma camada de espuma macia e espessa. O sabor procura um equilíbrio entre a intensidade do café, a leveza do leite magro e a doçura do chocolate.

Experimente e delicie-se!