7081cca2f9cd0c06f2cce9e93d01dda9_L Nunca lhe aconteceu tirar dois cafés expressos seguidos e o segundo não sair tão bem como o primeiro? A verdade é que existem vários fatores que influenciam a qualidade de um bom café. Leia este artigo até ao fim e descubra passo a passo tudo aquilo que deve fazer para garantir que a sua bebida é a melhor da sua zona. Desfrute de um café expresso cremoso.

Transforme-se num verdadeiro barista e usufrua de uma pausa de qualidade. Para isso, basta ter atenção a alguns pormenores que fazem toda a diferença. Faça o exercício e compare um café com uma espuma cremosa – capaz de suportar o açúcar – e um café sem espuma. Qual escolheria? Certamente que optaria pelo expresso cremoso.

A espuma e a cremosidade do café são algumas das principais preocupações das grandes cafetarias. Além do paladar encorpado, um café bonito com uma camada de espuma dourada é capaz de chamar a atenção dos clientes. Afinal, todos sabemos que os olhos também comem.

Com a redução do orçamento mensal graças às dificuldades económicas, a maioria das pessoas opta por alternativas caseiras e compra máquinas de café expresso destinadas ao uso doméstico. A verdade é que com o desenvolvimento destes aparelhos, atualmente é possível conseguir resultados dignos de um profissional dentro da sua própria casa. Não acredita? Então, espreite os conselhos que lhe deixamos abaixo, experimente e comprove.

A escolha e o armazenamento do café

Existem dois tipos de café no mercado: o arábica e o robusta. Para conseguir um expresso de qualidade deve escolher a primeira opção, uma vez que este é o tipo que apresenta uma melhor relação entre doçura e acidez. Experimente, por exemplo, o Café Blue Delicato, as Cápsulas Blue Espresso Amabile ou o Blue Crema Dolce.

No que diz respeito ao armazenamento, pode optar pela compra de café em cápsulas. Estes produtos têm como principal vantagem o facto de o café não perder as suas propriedades, como acontece quando compra café em grão ou em pó. Se o fizer, tenha atenção o período de abertura da embalagem – que não deve exceder os 4 ou 5 dias.

Muitas pessoas consideram que o café é um produto que pode ser guardado durante longos períodos de tempo, uma vez que possui um prazo de validade bastante extenso. A verdade é que os grãos são bastante sensíveis. 15 Minutos após a sua exposição ao ar há logo uma perda de qualidade. Portanto, quanto mais depressa os gastar, melhor será o café.

Manípulo do café

As máquinas de café tradicionais possuem um manípulo. O seu correto manuseamento é fundamental para que consiga obter um café expresso cremoso. Antes de tirar o café, tenha o cuidado de limpar o manípulo com água e de o secar devidamente. Quando, finalmente, for utilizar a máquina este deverá estar completamente seco.

Apertar o café

Outro aspeto importante é pressionar o café antes de colocar o manípulo para tirar café. Ao comprimir o café, criará  um entrave à passagem da água. Desta forma, a água absorverá melhor o sabor.

5-10 Segundos

Antes de tirar o seu café expresso, deixe a água correr de forma a eliminar qualquer sujidade que possa estar presente no circuito da máquina. Depois de carregar no botão, 5 a 10 segundos serão suficientes para que consiga um café expresso cremoso e perfeito.