iguaria-gelado-de-cafeSabe quando vai almoçar ou jantar a casa de alguém e se compromete a levar uma sobremesa? Pois, diga-nos lá se encontrar o doce ideal que agrade a todos não é, no mínimo, uma tarefa difícil. Se os seus amigos ou familiares são, como você, amantes de café, pois este é o artigo ideal para si. Deite mãos à obra e saiba como fazer gelado caseiro de café. A receita é simples e certamente que os deixará a todos surpreendidos.

Seja verão ou inverno, a verdade é que qualquer altura é ideal para um sorvete, seja ele consumido individualmente ou a acompanhar qualquer outra sobremesa. O paladar ligeiramente amargo do gelado contrasta com o doce, formando uma junção harmoniosa de sabores.

Esta é também uma excelente solução para quem não gosta ou está farto de comprar produtos no supermercado. Para esses, a melhor alternativa é optar por receitas de gelados caseiros. Assim, saberá exatamente o que está a comer e poderá escolher todos os ingredientes da sobremesa, ajustando-a e melhorando-a a seu gosto.

Salientamos que a cozinha é uma arte e, como tal, há uma larga margem para a criação de novos produtos. Torne-se num verdadeiro chefe, prove a sua destreza na área da culinária e saiba como fazer este sorvete de café caseiro. Basta seguir as instruções e pôr as mãos na massa… que é como quem diz, no gelado.

 

Ingredientes:

  • Meia chávena de café forte;
  • Meia chávena de açúcar;
  • Meia chávena de Leite Condensado;
  • Uma pitada de sal;
  • Duas claras de ovo;
  • Uma colher de sopa de essência de baunilha.

 

Modo de preparação

Agora que já tem todos os ingredientes é só começar a juntar. Em primeiro lugar, leve o café ao lume juntamente com o açúcar. Espera até que consiga obter uma calda grossa  e espessa. Entretanto, vá batendo as claras com um pouco de sal até que fiquem em castelo.

Depois de estarem no ponto, pegue na mistura de café adoçado e coloque-a aos poucos no mesmo recipiente onde tem as claras. Tenha atenção para nunca parar de mexer. E pronto, a primeira etapa está concluída. Agora é só levar ao frigorífico e esperar cerca de 1 hora.

O passo seguinte é juntar o leite condensado e a essência de baunilha, batendo até que fique com uma espécie de calda. Depois, é só retirar o outro preparado do frigorífico e juntar tudo até ficar com uma mistura homogénea. Coloque o resultado final num recipiente, cubra com uma película e leve ao congelador até que o preparado ganhe a consistência de um gelado.

Como viu, a receita é extremamente fácil, pelo que não precisa de ser nenhum especialista da cozinha para que possa surpreender os seus amigos. Experimente e delicie-se com esta receita fácil, rápida e, sobretudo, saborosa.