mulher-com-mau-halito A halitose ou mau hálito é um problema que afeta uma grande parte da população. E, ainda que não possa ser considerado como uma doença, o sintoma pode ser um indicador de que algo está mal no seu organismo. Leia este artigo e saiba como resolver o problema de forma simples, fácil e natural.

Especialistas consideram que 90% dos casos de mau hálito tem origem na acumulação de bactérias na boca. Na verdade, são raros os casos em que o sintoma está relacionado com doenças maiores. Na origem do mau cheiro está uma bactéria – a mesma que se encontra normalmente nos ovos podres – que se alimenta dos resíduos alimentares que se acumulam depois das refeições.

Por esse motivo é que a higiene oral é tão importante. O que muitos não sabem é que a limpeza não passa apenas pela escovagem dos dentes: é necessário utilizar fio dental e escovar a língua de forma a eliminar o maior número possível de bactérias.

De salientar, ainda, um fator fundamental: a alimentação. Uma dieta saudável sem refeições excessivamente condimentadas podem ser a solução para quem sofre deste tipo de problemas.

Tabagismo, ingestão excessiva de café e a má hidratação ao longo do dia são outros fatores que podem fazer com que o mau hálito surja. É também frequente que as pessoas que sofrem do problema não sintam o cheiro emanado pela boca. Se tem dúvidas, vá até ao espelho e verifique se possui uma camada ligeiramente esbranquiçada em torno da língua. Se possuir, é provável que apresente este sintoma.

 

Qual o melhor chá para mau hálito?

Usado há milhares de anos, o chá é um excelente aliado no combate a várias doenças e sintomas. Estudos recentes têm vindo a confirmar aquilo que as nossas avós há muito afirmavam.

A prova disso é uma investigação da Universidade Independente de Pace, nos Estados Unidos, que revelou que algumas das substâncias presentes  no chá ajudam a acabar com as bactérias causadoras de mau hálito. Além disso, são um excelente aliado em todos os aspetos da saúde oral, evitando infeções da garganta e o aparecimento de cáries.

Um outro estudo, desta feita, da Universidade de Illinois, adiantou que o efeito dos polifenóis, presentes na bebida, são excelentes no combate à halitose, prevenindo o desenvolvimento de bactérias.

Uma das principais vantagens, dizem os investigadores, está na variedade e na ausência – salvo raras exceções – que contra-indicações. Por outras palavras, basta dirigir-se a um qualquer supermercado ou ervanária para que possa tomar uma atitude preventiva e cuidar da sua saúde.

Salientamos, no entanto, que caso o mau-hálito se torne persistente, o melhor será consultar um médico, já que existem cerca de 60 razões diferentes que explicam o problema.

 

Mau hálito: tratamento caseiro

Afinal, qual o melhor chá para o mau-hálito? Se sofre com o problema, existem várias alternativas. Para o ajudar, apresentamos, abaixo uma lista de chás que melhorarão significativamente a sua saúde oral. Escolha o seu favorito

Chá Preto

O Chá Preto é a bebida perfeita para quem aprecia sabores intensos. De cor âmbar e com um aroma fresco e perfumado, o chá preto é produzido a partir da folha Camellia Sinensis, com maior teor em cafeína. E embora o consumo excessivo de café seja desaconselhado, a verdade é que a cafeína ajuda a reduzir a presença de bactérias na boca.

Chá Verde

O Chá Verde é o chá mais popular do mundo oriental. Servido diariamente no Japão, o chá verde é procurado pelo seu poder relaxante e pela poderosa influência sobre o sistema nervoso em alturas de maior stress. Alguns especialistas consideram que é um dos melhores chás para combater o mau hálito.