transferir (1) Se há uma bebida que tenha marcado de forma determinante a história e a cultura do Extremo Oriente, essa bebida é o Chá.

Na China, o Chá esteve na origem da criação e unificação nacional, foi presença assídua nas mais importantes reuniões de Estado, assistiu à assinatura de tratados e foi eternizado em poemas e obras literárias que persistem até aos dias de hoje. Lu Yu foi um dos autores que se rendeu à bebida e escreveu “Chá Jing ou o Clássico do Chá“.

A obra foi escrita há mais de 1200 anos e abre uma porta direta para tempos de glória da Dinastia Tang. Adquira o livro “Chá Jing ou o Clássico do Chá” e tenha acesso às origens do Chá. Nesta publicação Lu Yu explora todos os processos de produção do chá, desde a plantação até a chegada à mesa. Pelo caminho, explica como o chá é colhido, preparado e quais os utensílios que devem ser utilizados para uma correta degustação.

A verdade é que mais do que uma bebida, o Chá é um ritual. A filosofia por trás do consumo da bebida inspirou inúmeros pensadores importantes. Acredita-se, inclusive, que está por trás da fundação das principais correntes de pensamento chinesas, como o budismo, o confucionismo e o taoismo.

Leia o “Chá Jing ou o Clássico do Chá“, viaje no tempo e compare as diferenças entre o consumo do Chá na época com o atual. Coloque-se no papel de Ly Yu e imagine como este ficaria surpreendido se tivesse assistido à massificação da bebida. Recrie uma cerimónia do chá na sua própria casa e deixa-se levar pelos sabores e aromas do chá.

Esta é uma obra que até há pouco tempo era inédita em Portugal e que lhe dá acesso ao resultado final de mais de 20 anos de pesquisa dedicados ao chá. Entre nesta viagem e deixe-se levar até ao coração da civilização chinesa. Inspire-se por aquele que é considerado como o “Deus do Chá” e desfrute de uma leitura recheada de sabores e aromas.