tilia_grande A agitação do quotidiano e o ritmo acelerado dos dias que vivemos são responsáveis pelo aumento dos níveis de ansiedade. Só nos últimos anos, em Portugal, o consumo de antidepressivos triplicou. Este aumento é frequentemente explicado pela crise e justifica o aumento da procura por alternativas aos medicamentos tradicionais.

A busca por um remédio caseiro para combater a ansiedade leva-nos a recuar aos tempos das nossas avós e a procurar plantas que curam sintomas como o cansaço ou a depressão. Se procura pôr fim ao stress, aconselhamos a tília, uma das melhores ervas para chás, muito conhecida pelas suas propriedades calmantes e revigorantes.

Mas, importa referir que o chá de tília também possui outras propriedades que merecem ser mencionadas. Além de ser um chá calmante natural, é um chá digestivo e desintoxicante que elimina gorduras e combate a retenção de líquidos.  Uma chávena no final de cada dia é a quantidade ideal para que possa dormir descansado e para que possa usufruir de todos os benéficos do chá de tília para a sua saúde.

A tília nasce em áreas onde o clima é temperado, onde as diferenças entre as estações são bem demarcadas. Na Europa Central, a árvore pode chegar aos 30 metros de altura. O seu formato varia consoante o local: em terrenos amplos, o tronco torna-se curto e espesso; em florestas, o tronco é alto e esguio.

Leia este artigo e conheça os principais compostos presentes neste chá calmante forte.  A bebida integra-se na categoria de chás para insónia e de chás para enxaqueca, sendo também útil para aliviar dores e atenuar doenças do foro psíquico ou psicológico.

 

Chá de tília, um remédio caseiro para a ansiedade

O facto de ser relaxante é o principal ponto a favor do chá de tília. A planta possui, no entanto, outras características que fazem com que possa ser usada para fazer um chá digestivo caseiro para melhorar funcionamento do estômago e do intestino (acalmar cólicas e reduzir náuseas).

O chá de tília pode ser usado para tratar doenças do sistema cardiovascular e reduzir a ansiedade. Tenha em consideração que o stress é um agravante da maioria das doenças, pelo que este chá para a ansiedade pode servir como um aliado no tratamento de vário outros problemas.

Apresentamos, abaixo, uma lista de todas as propriedades deste remédio caseiro. O chá de tília tem propriedades:

  • Antiespasmódicas;
  • Antidepressivas;
  • Calmantes;
  • Analgésicas;
  • Expectorantes;
  • Revigorantes;
  • De combate a febre;
  • Termogénicas.

 

Como fazer chá de tília?

Para fazer chá de tília basta colocar 2 colheres de sopa da erva por cada litro de água quente. Quando a água estiver fervida, deixe repousar num recipiente tapado durante cerca de 10 minutos. Ponha açúcar a gosto e beba entre duas a três chávenas por dia.

Cuide de si e tire partido deste verdadeiro anti ansiolítico natural.