chadementa_grande O Chá de Menta tem um sabor intenso e extremamente fresco que faz com que seja apreciado por grande parte das pessoas. Além do sabor, tem propriedades medicinais e é muito usada no combate e prevenção de várias doenças. Com inúmeros benefícios, o Chá de Menta faz parte da categoria dos chás que emagrecem, podendo ser usado como um chá para a celulite ou como uma alternativa de para quem quer perder peso.

No que diz respeito à culinária, folhas frescas são mais usadas do que folhas secas. Com um aroma forte e um sabor intenso, são utilizadas para confecionar chás, doces, xaropes, gelados e até mesmo bebidas alcoólicas. Na área dos cosméticos e da saúde, a menta é muito usada para produzir elixires, pastas dos dentes e desodorizantes.

Neste artigo, damos a conhecer uma lista dos principais benefícios do consumo de Chá de Menta para a saúde. Saiba como pôr fim a problemas de estômago, celulite, enxaqueca, cólicas, diabetes ou ansiedade, entre outros. Beba este chá refrescante e cuide de si e do seu bem-estar.

 

Combate a febre

O Chá de Menta pode ser utilizado para reduzir a febre. Ao mesmo tempo que arrefece a parte interna do corpo, provoca um aumento da transpiração externa. Também ajuda a combater inflamações e problemas associados.

 

Melhora a digestão

Ponha fim às gastroenterites e outros problemas do sistema digestivo com este chá para estômago. O Chá de Menta tem uma forte componente carminativa, ou seja, é um ótimo chá para cólicas. A bebida ajuda a reduzir o gás responsável pelo inchaço e pelo mal-estar no estômago.

De acrescentar, ainda, que o Chá de Menta pode ser usado para estimular a bílis, facilitando, desta forma, a digestão. As propriedades analgésicas ajudam a reduzir a dor abdominal e a acabar com indigestões, diarreias e prisão de ventre.

 

Reduz náuseas e vómitos

O Chá de Menta tem propriedades antiespasmódicas que ajudam na redução de náuseas e vómitos. Se viajar de barco ou avião, por exemplo, beba uma chávena deste chá calmante antes de embarcar. Mesmo se vomitar, as propriedades anti-inflamatórias vão ajudá-lo a fazer com que o estômago volte mais rapidamente ao normal.

 

Ajuda o sistema respiratório

Sendo um antiespasmódico, o Chá de Menta ajuda a controlar a vontade de tossir. É também um excelente aliado no combate a gripes e constipações.

 

Ajuda o sistema imunológico

O Chá de Menta funciona como um antibacteriano, protegendo o corpo contra doenças e infeções. Contém elementos da vitamina B, potássio, cálcio e antioxidantes que favorecem a absorção de nutrientes pelo organismo.

 

Põe fim ao mau hálito

Os elementos antibacterianos do Chá de Menta ajudam a matar os germes responsáveis pelo mau hálito ou halitose. Além disso, o mentol faz com que o mau cheiro despareça. Não é por acaso que grande parte dos elixires para higiene oral é feita a partir desta planta.

 

Combate o stress e a ansiedade

O Chá de Menta é um chá para a ansiedade. Tem propriedades sedativas e antiespasmódicas que ajudam a relaxar e reduzir os níveis de stress. É considerado um ótimo chá para enxaqueca, atenua dores de cabeça e contribui para um sono descansado. Desta forma, é possível controlar os níveis da tensão arterial e reduzir o risco de aparecimento de várias doenças.

 

Ajuda a perda de peso

O Chá de Menta é um dos chás que emagrecem. O aroma e outros componentes orgânicos reduzem o apetite, diminuindo a probabilidade de ingerir alimentos em quantidades excessivas.

Se é um fã de chá  e se gosta do sabor da menta, experimente o Chá de Menta da Lavazza, ideal para facilitar a digestão e para ser servido como refresco em épocas de calor. A mistura é composta por folhas secas de hortelã (mentha piperita) e pela erva-aromática poejo (mentha pulegium), ambas com um sabor intenso que evoca o gosto a menta. Tire partido das propriedades benéficas desta planta, reforce a sua saúde e aumente o seu bem estar.