chacalmante_grande Medicinais e aromáticas, para fins decorativos ou culinários, existem em grande número e julga-se que algumas espécies ainda estejam por descobrir. As plantas são usadas há milhares de anos pelos seres humanos, que tiram partido das suas propriedades com vários fins.

Da simbiose entre o Homem e a Natureza, surgiram vários produtos. Entre eles, os chás ou infusões, cujas receitas foram passadas, geração após geração, de mães para filhos e de avós para netos. Mezinhas para a gripe ou para a dor de garganta são um remédio natural que funciona como alternativa aos medicamentos.

Com cada vez mais adeptos, a melissa ou cidreira, o jasmim e a passiflora  são ervas que a maioria das pessoas conhecem. No entanto, poucos sabem a verdadeira extensão das suas potencialidades. Através deste artigo, fique a saber mais sobre a melissa ou cidreira, sobre o jasmim e sobre a passiflora, três ervas ou plantas muito comuns e que, de certeza, que já experimentou.

 

Conheça os benefícios da melissa ou erva-cidreira

O chá de melissa ou erva-cidreira é um dos mais consumidos. A planta tem propriedades aromáticas e medicinais e é da família das mentas e hortelãs. O chá integra a categoria de chás para dormir e é ideal para a quem sofre de insónias ou enxaquecas. Além disso é um chá para dores de cabeça que lhe permite dormir bem e profundamente.

Contam-se entre outros efeitos a capacidade o combate à flatulência, ajuda a controlar problemas estomacais, alivia cólicas, reduz a possibilidade de ocorrência de distúrbiorenais e alivia a tosse.

 

Conheça os benefícios do jasmim

Muito utilizado na perfumaria, o jasmim tem um aroma adocicado é considerado, no oriente, como um símbolo de beleza. No encontro com o imperador Marco António, a própria Cleópatra terá usado a essência da planta para fazer velas aromáticas.

No que diz respeito à área da saúde, o jasmim possui antioxidantes que ajudam a combater os malefícios da poluição e do tabaco e a prevenir o risco de aparecimento de cancro. De acrescentar ainda o trabalho na prevenção do colesterol, evitando, desta forma, o aparecimento de doenças no sistema cardiovascular.

O jasmim ajuda o sistema imunológico a combater vírus e bactérias responsáveis por doenças, como a cólera. É também um chá para a gripe um chá para emagrecer. O efeito termogénico semelhante ao do chá verde que auxilia aqueles que querem perder a barriga e eliminar a gordura localizada.

 

Conheça os benefícios da passiflora

A passiflora não é uma planta, mas sim, uma família de plantas que congrega ao todo cerca de 500 espécies, desde trepadeiras a arbustos. Originárias a América do Sul, são normalmente conhecidas pelo seu fruto: o maracujá.

Entre os principais benefícios da passiflora, destacam-se as propriedades calmantes naturais e afrodisíacas. Este é, por isso, o chá calmante adequado para quem tem problemas de nervosismo, depressão ou ansiedade ou quem sofre de insónias ou apresenta dificuldades em adormecer.

Funcionando como um calmante natural, proporciona o relaxamento muscular. De referir, também, o uso no combate a dores menstruais, espasmos abdominais, problemas no intestino e hiperatividade infantil.

Para usufruir dos benefícios destas três ervas, prove o Blue Tisana Jasmim  Uva Branca da Lavazza um chá frutado de uvas brancas, enriquecido com extratos de passiflora, melissa e jasmim. Com esta bebida poderá tirar partido dos benefícios destas três plantas em simultâneo, reduzindo os níveis de stress e cuidando da sua saúde e bem-estar.