bourbonFalar de café como se de um produto uniforme se tratasse seria, no mínimo, redutor. A verdade é que baristas de todo o mundo esforçam-se, colheita após colheita, para melhorar as propriedades do fruto do cafeeiro de forma a que estes cheguem à sua chávena com os melhores sabores e aromas. Quando a qualidade do café é superior, falamos de café gourmet. Leia este artigo e conheça o Café Bourbon brasileiro.

Se é um apreciador da bebida, provavelmente saberá que existem dois tipos de grãos de café: o arábica e o robusta. O que possivelmente não sabe é que, dentro de cada uma das espécies, existem outras variedades e subvariedades. No Brasil, o maior produtor de café do mundo, as regiões dividem-se em Bourbon, Catuaí, Acaiá e Novo Mundo. Posteriormente, cada uma delas apresenta características únicas que distinguem os diferentes grãos.

Ideal para os verdadeiros apreciadores de café, o Café Bourbon é indicado para surpreender amigos e para que possa desfrutar de uma bebida de qualidade superior. Os grãos são normalmente utilizados na produção de selecções ou blends gourmet e distinguem-se pelo aroma intenso e textura doce que proporcionam. Por esse motivo, é o produto indicado para dias especiais.

Mas o que distingue este dos outros grãos? Tudo. Durante o processo de cultivo e produção dos grãos de café, existem fatores que fazem toda a diferença. A qualidade do solo, o clima e a altitude em que é cultivado são aspetos fundamentais na produção daquele que é um dos melhores cafés do mundo.

Os frutos do cafeeiro são normalmente menores do que o de outras espécies de café e, por isso, a sua produção é menor do que a de outras variedades, mais usadas na produção de café para fins comerciais. Outro factor que faz com que encareça é a fragilidade da espécie que requer um maior número de cuidados (é mais susceptível a pragas e a doenças). Apesar de tudo, afirmamos com certeza que todos estes contras são compensados pelo sabor.

 

A importância histórica do café Bourbon

Misturado com as culturas onde é plantado e consumido, o café apresenta uma grande importância quer cultural, quer económica. A prova mais evidente da veracidade desta afirmação é o Brasil, país onde o café funcionou como o motor da própria sociedade. A verdade é que foi em torno de algumas das maiores plantações que nasceram algumas das cidades do país.

A relação é antiga e inspirou cineastas de documentários que procuraram explicar o impacto da cultura do café na sociedade brasileira.

Deixe-se levar pela história e pela cultura do café e usufrua dos melhores sabores e aromas brasileiros.