Ella-Fitzgerald-9296210-1-402 A versão de “Black Coffee” de Ella Fitzgerald foi gravada em 1960 para a banda sonora do filme “Let No Man Write My Epitaph”. A música conheceu até à data várias versões, mas nenhuma como a da Rainha do Jazz, Lady Ella.

A versão de “Black Coffee” de Ella Fitzgerald

Ella Fizgerald nasceu a 25 de abril de 1917 e ocupa um lugar de destaque no mundo da música como uma das mais icónicas cantoras de jazz de todos os tempos. O seu trabalho valeu-lhe o reconhecimento como “Primeira Dama da Canção” e o seu tom de voz inconfundível eternizou canções, como “Black Coffee“.

A carreira da cantora durou 59 anos. Durante esse percurso, venceu 14 Grammys e foi distinguida com inúmeras medalhas. Alguns críticos norte-americanos afirmam inclusive que Ella Fitzgerald foi sem dúvida a maior voz de todo o século XX.

A letra de “Black Coffee” foi escrita por Paul Francis Webster, com música de Sonny Burke. O tema foi lançado em 1948, pela voz de Sarah Vaughan, sendo posteriormente adaptado por inúmeros artísticas em versões que se estendem até aos dias de hoje.

A verão de Ella Fitzgerald foi lançada em 1960 e serviu de banda sonora ao filme “Let No Man Write My Epitaph“. Curiosamente foi escolhida pela nobel da literatura de 1996, Wislawa Szymborska, nobel da Literatura de 1996, como a música que deveria tocar no seu funeral.

Faça download da versão e deixe se levar pela voz de uma daquela que é sem dúvida uma das maiores divas da história da música do século XX.