amelie-grande Em “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulin“, a personagem principal tenta juntar um casal composto por Georgette e Joseph. Para dar um empurrãozinho, Amelie decide entornar café por cima de Georgette.

 

Amélie: entornar café é a solução!

O filme conta a história da peculiar Amélie Poulin, uma menina que cresceu num mundo isolado de todas as outras crianças e que tem a sua forma de ver a realidade. O pai de Amélie acreditou sempre que a filha tinha um problema no coração e que ele batia muito rápido, portanto, decidiu protege-la do mundo desde pequenina.

Mas na verdade o problema de Amélie é outro: fica nervosa quando está com o pai e é por isso que o coração bate mais rápido durante os exames médicos. A mãe de Amélie, que é professora, educou-a até morrer prematuramente.

A questão é que toda a infância de Amélie a influenciou enquanto pessoa adulta.

É assim que, ao tornar-se maior de idade, se muda para o bairro de Montmartre, em Paris e começa a trabalhar como empregada de mesa. E tudo continua normal na vida de Amélie – dentro dos seus próprios padrões – até ao dia em que encontra uma caixa com brinquedos na casa de banho do seu apartamento.

Decide procurar o dono da caixa – o antigo morador daquela casa, Dominic – e entregar-lhe os brinquedos de forma anónima. Ao perceber que ele chora de alegria ao reaver os brinquedos, Amélie fica de tal forma impressionada que toda a sua visão do mundo é reajustada: começa então a ajudar as pessoas para que sejam felizes.

É nesta jornada que encontra um homem e percebe o que é amor.