fotolia_3765953_m Gourmet para aqui, gourmet para acolá. Hoje em dia, todos falam de comida ou de produtos gourmet. E a moda também já chegou ao café. Mas, será que a utilização da palavra é, de facto, só uma moda ou será que se trata de um indicativo diferenciador? Afinal, o que é um café gourmet? Leia este artigo até ao fim e descubra.

Em primeiro lugar, importa definir o que significa “gourmet”. Mais de que um simples termo, a palavra dá corpo a um conceito ou uma ideia de cozinha de requinte associada à cultura e à arte gastronómica de alta qualidade. Com origem francesa, a palavra era inicialmente utilizada na enologia para designar os verdadeiros apreciadores de vinho. Atualmente, o termo banalizou-se e faz parte já do vocabulário do dia-a-dia, na maioria dos países.

Embora possa ser encarado como algo snob ou até mesmo elitista, o termo “gourmet” é apenas uma designação usada para catalogar um produto de alta qualidade. Para saber se algo é ou não é gourmet, não basta ter apenas em atenção o sabor. Aroma, aspeto ou forma como foi produzido ou cultivado são apenas alguns dos fatores importantes e que acrescentam valor ao produto. Por este motivo é que este tipo de produtos é normalmente mais caro.

Café Gourmet

No que diz respeito ao domínio do café, a palavra gourmet aplica-se a blends de qualidade superior, produzidos de forma cuidadosa através de métodos específicos cujo objetivo é realçar o sabor original da bebida. Para conseguir um café gourmet é necessário um elevado controlo dos vários processos pelo qual os grãos passam, desde o momento do cultivo até à chegada à chávena – passando pela torra e pela moagem.

Com o aumento do número de apreciadores de café em todo o mundo, as grandes marcas preocuparam-se não em produzir mais café, como também em aumentar a sua qualidade e garantir a melhor oferta. Hoje em dia, produtos de alta qualidade estão à disposição de qualquer um nas prateleiras de qualquer supermercado.

Se tem curiosidade pela área do café, dê o primeiro passo para se tornar num verdadeiro barista e experimente as Cápsulas Café Aroma Point. Este tipo de café permite tirar um expresso de corpo forte que articula harmoniosamente um sabor intenso com um creme espesso e prolongado. O sistema de encapsulamento faz com que não haja uma perda de qualidade e garante que o sabor do café se mantenha fiel a si próprio.

Para quem gosta de um café suave de gosto pleno esta é a cápsula ideal. O blend é composto com 40% dos melhores cafés do Brasil e da América Central e por 60% de cafés robustos da Indonésia. Na chávena, o expresso assume uma textura encorpada, coberto com um creme consistente. O gosto inconfundível é doce, aumentado pelo aroma perfumado que emana da chávena.