Cup of green tea pouring close up shoot

Beber chá é mais do que o ato em si: quer pela tradição e sabor, quer pelos seus benefícios para a saúde. Neste artigo, exploramos o universo que envolve a bebida e deixamos-lhe 9 excelentes motivos para começar a consumir chá. Se é apreciador da bebida, ótimo; se não é, leia e veja se o convencemos.

No fundo o que importa quais os tipos de chás que escolhe: verde, preto ou vermelho? Não interessa também qual o seu sabor de eleição. O que realmente importa é que beba chá e usufrua de todas as propriedades e benefícios que esta bebida tem para oferecer. Basta aquecer a água, seleccionar o sabor desejado e preparar a infusão. Chás calmantes, chás para o colesterol, há de tudo.

Quer seja para servir a um grupo de amigos que passa por sua casa numa tarde fria ou para saborear a ler um livro antes de se deitar, o chá promete um conforto que poucos bebidas conseguem. Rápido e fácil d

e preparar, o chá pode ser até consumido durante refeições, estando livre de qualquer limite máximo de consumo.

 

Passemos, então aos argumentos. Neste post, apresentamos 9 razões para beber chá a qualquer momento e lugar.

1 – Simples de preparar

O processo não podia ser mais simples. Basta ligar uma chaleira ou pôr água a ferver numa panela durante alguns minutos e, de seguida, preparar a infusão, misturando a saqueta de chá ou a erva fresca com a água quente. Mas fácil ainda se for chá em cápsulas, basta colocar a cápsula na sua máquina e clicar no botão de extracção e tem um delicioso chá em poucos segundos.

2 – Saudável

Os chás reúnem inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Para além dos conhecidos efeitos da camomila no combate a dores de cabeça e barriga, existem ainda propriedades como a do chá verde. Este chá de sabor mais amargo reforça os ossos e reduz o risco de aparecimento de doenças como a osteoporose.

3 – Mau hálito

A halitose é um problema que afeta um grande número de pessoas e que deixa qualquer um desconfortável. O mau hálito é provocado por uma placa bacteriana que se acumula na boca e no sistema digestivo. Para resolver o problema, utilize chá preto, uma bebida que contem elementos químicos capazes de desacelerar o aparecimento de bactérias.

4 –  Sabor

Por si só, o sabor é um argumento mais do que suficiente para beber chá. Na China, por exemplo, o chá é considerado como uma bebida para qualquer ocasião, acompanha as várias refeições do dia-a-dia. Se é daquelas pessoas que diz que não aprecia, pois certamente só diz isso porque ainda não encontrou o seu sabor favorito. De uma coisa, não temos dúvidas: há chás para todos os gostos.

5 – Calmante natural

Alguns chás, como por exemplo o de chá de maracujá ou o chá de camomila, funcionam como um calmante natural, tão ou mais eficaz do que os medicamentos que compra na farmácia. Não acredita? Pois saiba que, na Alemanha, um estudo procurou investigar as propriedades da bebida. Para isso, foram criados dois grupos: um que tomava chá e outro que utilizava medicamentos. No final, verificou-se que, ao contrário  dos fármacos, o chá tinha a capacidade de melhorar o sono e reduzir a ansiedade.

6 – Tradição

O chá é sinónimo de cultura. Se visitar países como Marrocos, a China ou Inglaterra (o famoso chá das 5), é quase obrigatório tomar uma chávena de chá. Se não o fizer está a deixar de parte uma experiência culturalmente rica. Não falamos só do sabor da bebida em si, mas também do ritual e dos costumes associados à ingestão do chá, seja ele de que tipo for.

7 – Alergias

Está a ver aquelas aquela planta que sempre que toca, o deixa cheio de comichões? Pois, quem diria que ela podia ser a solução para as suas alergias? Faça chá de urtigas e previna ou atenue os sintomas das alergias. O método foi cientificamente comprovado e pode fazer maravilhas pelo seu problema. Só tem de ter cuidado a manusear.

8 – Melhor do que água

Especialistas e investigadores comprovaram que a ingestão diária de chá é mais benéfica do que a própria água. O estudo foi publicado no European Journal of Clinical Nutrition e conclui que além do efeito de hidratação, há uma série de outras vantagens, nomeadamente no que diz respeito aos antioxidantes – capazes de prevenir inúmeras doenças e combater os radicais ativos.

9 – Emagrece

Com maior ou menos efeito termogénico, a verdade é que os chás são uma excelente opção para quem não sabe como perder peso. A ingestão da bebida ajuda a eliminar as toxinas e há inclusive chás que são mesmo indispensáveis em dietas para emagrecer. Falamos, por exemplo, do famoso chá verde.

Já está convencido? Então, agora está na hora de escolher o chá que mais lhe agrada. E uma coisa é certa: ser saudável não tem de ser algo penoso. Mergulhe no mundo dos chás, conheça a sua história e desfrute dos seus sabores. Encontre o seu chá favorito aqui.