bebendo-cafe Um estudo norte-americano realizado pelo Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos demonstrou que o consumo de 3 chávenas de café por dia ajudam a reduzir o risco de morte em valores na ordem dos 10%. O estudo vem contribuir para o debate sobre os benefícios do café e pôs fim a alguns mitos.

Quantas chávenas de café toma por dia? Obviamente que cada organismo reage de forma diferente à cafeína e não basta ingerir a bebida para manter um estilo de vida saudável. Ainda assim, os números são extremamente positivos.

A experiência foi levada a cabo com adultos dos 50 aos 71 anos que bebiam, pelo menos, três chávenas de café diárias. A amostra foi constituída por 400 mil indivíduos de ambos os sexos. Comparativamente com aqueles que não consumiam café, verificou-se que os que consumiam apresentavam um risco de morte de menos 10%.

O estudo publicado numa revista da especialidade, a New England Journal of Medicine, incluiu não só o café, mas também o descafeinado. No final, verificou-se uma diminuição dos fatores de risco de morte causado por doenças como acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças respiratórias, diabetes e infeções.

Ainda assim, não há provas suficientes que permitam aos cientistas afirmar uma relação direta entre o consumo de café e o prolongamento do tempo de vida das pessoas que bebem este produto. Devemos, no entanto, salientar que este é apenas um dos muitos estudos que nos últimos anos tem vindo a pôr fim ao mito de que o café é prejudicial à saúde humana.

As palavras-chave são equilíbrio e moderação. Continue a utilizar os benefícios do café sem abusos e lembre-se que, tal como qualquer outro produto, o consumo excessivo pode ser prejudicial. Cuide da sua saúde e desfrute de momentos felizes e saborosos.