transferir (2) Em pleno século XXI, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Desde o Brasil até à China, beber café faz parte da rotina diária de milhares e milhares de pessoas: quer seja para fazer uma pausa no trabalho, para recuperar energias ou simplesmente para adoçar um encontro entre amigos.

Porém, a cremosa bebida que lhe é servida numa chávena esconde muitos segredos e curiosidades. Se gosta de café, descubra neste post 15 curiosidades impressionantes que desconhecia sobre o café.

15 curiosidades que nunca soube sobre o café

1 – O corpo não precisa de café ao acordar

O corpo produz por si só uma hormona chamada cortisol que garante que a pessoa está sempre alerta e acordada. Ao longo do dia, a hormona é libertada para o organismo de acordo com o seu ritmo cardíaco. Quem tem o hábito de tomar café logo de manhã, talvez não o deva fazer tão cedo. Se precisa de acordar, o corpo encarrega-se de o fazer por si: guarde o seu café para mais tarde.

2 – O café não desidrata

Esta é uma grande novidade para a maior parte das pessoas que bebe café todos os dias. Há já algum tempo que se pensa que a cafeína é um diurético significativo: a verdade é que tudo isto não passa de um mito. É preciso beber muito café para que o corpo sinta sinais de desidratação. Estudos mostraram que a produção de urina não sofre alterações significativas quando uma pessoa ingere uma bebida com cafeína.

3 – O poder mágico das cabras

De acordo com lendas da Etiópia, os poderes do café foram apercebidos através da análise do comportamento de cabras. Na altura, acreditava-se no entanto que o poder do café era mágico: depois de comerem as bagas de café, as cabras pareciam ser dominadas por uma força superior e começavam a correr agitadamente, quase numa dança.

4 – Vida longa e saudável

Uma vez que contém uma grande quantidade de antioxidantes, o café ajuda o corpo a lutar contra os produtos químicos chamados “radicais livres”. Assim sendo, quem bebe café têm menos probabilidade de sofrer Parkison, doenças cardíacas ou Diabetes do Tipo II. Porém, quem bebe café está mais propenso a ter hábitos pouco saudáveis, como fumar cigarros, beber muito álcool e comer carne vermelha.

5 – O café contém nutrientes importantes

Uma chávena de café é uma fonte importante de nutrientes. Cada chávena contém 11% da quantidade diária recomendada de riboflavina (vitamina B2), 6% de ácido pantotênico (vitamina B5), 3% de manganês e de potássio e 2% de magnésio e niacina.

6 – Queimar gorduras

Vários estudos recentes mostraram que o consumo de cafeína pode aumentar o metabolismo entre 3 a 11%. Na verdade, o café é dos poucos produtos químicos que pode realmente ajudar a queimar gorduras. Se está a fazer uma dieta, tome um café após as refeições para acelerar o metabolismo.

7 –O Cinturão de Café

Sabia que todo o café produzido no mundo provém de uma região chamada Cinturão do Café? Esta é uma área que contém todas as regiões que reúnem as condições necessárias para a produção cafeeira. A área corresponde portanto ao espaço entre os trópicos de Cancer e Capricórnio, envolvendo áreas como o Brasil, África e Sul Asiático.

8 – O café é vermelho

A ideia que temos do café antes de ser moído é a de um grão escuro e seco. No entanto, sabia que a baga do café é vermelha no momento em que é colhida? Depois disso, é desfeita e o interior retirado para se iniciar o processo de torrefação.

9 – Efeito do café

A cafeína começa a trabalhar rapidamente depois de beber uma chávena de café. São necessários apenas 10 minutos para começar a sentir os efeitos da cafeína. Se precisa de um revigorante, sabe agora quanto tempo é que demorará a agir.

10 – O café e a demência.

Tal como previne doenças como diabetes e Parkison, vários estudos provaram que o café exerce uma influência no organismo prevenindo doenças mentais como o Alzheimer e a demência. Quem bebe café tem até 65% menos de probabilidade de sofrer destas doenças com o avançar da idade.

11 – O café mais caro do mundo é feito de dejectos de animal

Os café mais caros do mundo são feito a partir dos dejectos de animais. O café Black Ivory, por exemplo, é feito a partir do estrume de elefante: uma chávena deste café custa 40 euros. Ainda mais caro é o café produzido a partir do Luwak, um animal alimentado a partir de grãos de café: as suas fezes são usadas para a produção de café. Uma chávena custa aproximadamente 130 euros.

12 – O café é bom para o fígado

Quem bebe quatro chávenas de café por dia tem 80% menos de probabilidade de desenvolver cirrose, uma doença que afeta o fígado.

13 – A primeira webcam do mundo

Em 1991, alguns cientistas da Universidade de Cambridge desenvolveram uma câmera para colocar no bar do prédio onde trabalhavam: a ideia é que a câmara filmasse a caneca de café e mostrasse se estava cheia ou vazia. Assim, sabiam se valia ou não a pena ir até ao bar encher o copo.

14 – Cafés proibidos

Em 1675, o rei Carlos II proibiu casas de café em Inglaterra, suspeitando de que era nesse espaços que os seus conspiradores se reuniam.

15 – Café funciona melhor quando se está a exercitar

A cafeína aumenta os níveis de adrenalina e os ácidos que estimulam o corpo quando está a praticar qualquer desporto. Regista-se um melhor desempenho físico por aqueles que consomem cafeína antes do treino.