producao-de-cafe O café é muito mais do que uma simples bebida. Na verdade, pode revelar-se um amigo que, além de manter o pensamento rápido nos dias de trabalho mais difíceis, o ajudará a resolver problemas do quotidiano de forma simples, fácil e sobretudo económica. O truque está em reciclar e reaproveitar as propriedades deste produto de forma original. Os benefícios, esses, são muitos. Continue a ler e descubra formas alternativas de utilizar o café no seu dia-a-dia.

Com a crise atual são cada vez mais as pessoas que procuram novas formas de poupar e alternativas mais baratas para que possam manter a sua qualidade de vida sem ter de abdicar do que quer que seja. E se lhe disséssemos que com um pouco de criatividade é possível conseguir resultados surpreendentes a custo zero?

Basta aproveitar os restos de café que normalmente iriam para o lixo e aplicá-los de acordo com as suas necessidades. Dicas de beleza, formas de limpar a casa e até maneiras eliminar o mau cheiro são apenas algumas das dicas que lhes deixamos. Leia até ao fim e descubra formas alternativas de utilizar café.

Como posso utilizar café?

Esfoliante caseiro para a pele

Já pensou na quantidade de dinheiro que gasta com cremes para a pele? Porque não tirar partido da textura das borras de café e utilizá-las como esfoliante? A cafeína atua sobre a pele, eliminando as impurezas. Antes de utilizar deverá misturar o café em pó com óleo de coco ou azeite.

Como acabar com a celulite

Poderá utilizar as borras de café juntamente com um óleo de vitamina E. Depois, só precisa de massajar a área do corpo com movimentos circulares e verá que, ao fim de alguns dias, a sua pele se encontra mais lisa e macia. Deverá massajar cerca de três vezes antes de finalmente limpar o corpo com água tépida.

Como dar brilho ao cabelo?

Tem o cabelo baço e com pouco brilho? Então o café pode ser a solução. A alternativa é natural e extremamente simples. Só tem de pegar na mistura de água e café que normalmente beberia, esperar que arrefeça e colocá-la no seu cabelo após a lavagem. Depois só tem de esperar 15 minutos e voltar a enxaguar. Simples, não é?

Como evitar mau cheiro?

Depois das dicas de beleza, passamos às dicas domésticas. Coloque o café dentro de um copo e guarde-o num canto do frigorífico. A bebida pode também ser utilizada para retirar o mão cheiro das mãos depois de ter estado, por exemplo, a preparar peixe ou a lidar com detergentes. Basta colocar um pouco nas mãos e lavar com água para ficar com um cheiro agradável.

Limpeza de superfícies

A acidez do café faz com que este possa ser utilizado para eliminar manchas em superfícies como azulejos ou bancadas de cozinha. Experimente aplicar um pouco de pó, juntamente com água e sabão na superfície que quer limpar.

Ambientador natural

Muitas vezes os ambientadores que se compram no supermercado possuem cheiros demasiado intensos ou artificiais. Se procura uma solução alternativa, experimente colocar um pouco de café em pó sobre um material poroso. Se quiser, pode juntar um pouco de óleo aromático.

Repelente de insectos

Além de ser agradável, o café pode funcionar como um repelente natural para formigas. Se tem um gato em casa, salientamos que normalmente estes animais não costumam gostar do aroma do café. Por outro lado, pulverizar os animais com a bebida pode afastar pulgas e outros parasitas.

Perfumar calçado

O calor e a transpiração podem explicar verdadeiras epidemias de mau-cheiro no calçado. Se procura uma solução para este problema, experimente utilizar uma borra de café. Coloque-a dentro do sapato ou sapatilha e espera durante algumas horas: o mau cheiro será absorvido e dará lugar a um aroma agradável.

Como conservar móveis?

Com o tempo, é normal que as madeiras fiquem desgastadas, comecem a acumular riscos e acabem por perder o brilho. Para prevenir estes problemas, basta humedecer um pano em café e passá-lo pelos seus móveis para que estes fiquem como novos.

Fazer fertilizante

O café pode também ser utilizado para fazer adubo ou fertilizante. As borras são excelentes para ajudar ao crescimento de plantas que preferem terras ácidas. Se possui uma horta pequena ou se gosta de se dedicar à jardinagem, poderá tirar partido de componentes, como o potássio, o magnésio ou o fósforo.

Decoração e joelharia

Neste tópico, a palavra-chave é criatividade. Não nos referimos ao café em si, mas sim às cápsulas. Seja original e aproveite-as para fazer os seus próprios colares, velas, ou até mesmo decorações de natal.