imagem-de-xicara-de-cha-em-piresO chá é uma das bebidas mais antigas de que à história. Além de existirem inúmeros sabores, os chás são excelentes para relaxar,  recuperar energias ou desfrutar de um momento entre amigos. O processo é bem conhecido de todos: aquecer a água, seleccionar o sabor desejado e preparar a infusão.

Mas o que acontece às folhas de chá ou sacos de chá depois de verter a bebida para a chávena? Se costuma beber chá todos os dias, está certamente habituado a deitar no caixote do lixo os sacos de folhas de chá após serem usados. No entanto, além de ser um grande desperdício de recursos, esta é uma prática que pode muito bem ser evitada.

O potencial das folhas de chá não desaparece após uma infusão. Mesmo que não possa usar as folhas ou saquinhos de chá para fazer mais desta maravilhosa bebida, existem outros fins que não envolvem diretamente o caixote do lixo.

Neste post, apresentamos 10 sugestões para reutilizar as folhas de chá após uma utilização.

Antes de mais, avisamos que para preservar as suas folhas de chá deve aplicar o seguinte método:

1 – Colocar as folhas num escorredor

2 – Pressionar as folhas com ajuda das mãos para as espremer

3 – Espalhar as folhas sobre papel

4 – Virar as folhas para que sequem completamente

 

Sugestões para reutilizar folhas de chá

Passamos agora paras sugestões que temos para si:

1 – Tapetes

A sua casa pode beneficiar muito com as folhas de chá usadas. Depois de estarem secas, coloque as folhas sobre o tapete, esmagando-as levemente até ficar tipo pó. Após deixar repousar durante 10 minutos, aspire o tapete ou sacuda-o numa varanda. Desta forma, o tapete fica mais fresco e aromatizado, sem necessidade para o lavar em máquinas.

2 – Frigorífico

Existem muitas técnicas para remover os maus odores dos frigoríficos: se usar sacos ou folhas de chá verde numa tigela pequena e aberta no seu frigorífico, pode remover facilmente estes odores.

3 – Ardências

No Verão, bebemos menos chá mas sofremos mais com as picadas de insectos e escaldões. Se congelar os sacos de chá no frigorífico, pode retirá-los então nesta altura e usá-los para tratar das ardências que tanto o incomodam. Mergulhe as folhas de chá em água e passe-as lentamente sobre as áreas da pele afetadas. Além da sensação refrescante, o chá vai acelerar o tratamento.

4 – Brinquedo para animais

Os animais adoram brincar com tudo. Se não encontrar nenhuma outra utilidade para os seus sacos de chá, ofereça-os ao seu cão ou gato. Os animais vão-se divertir a desfazer o saco e estarão, inconscientemente, a juntar o útil ao agradável: o chá é óptimo para melhorar o cheiro e o brilho do pelo dos animais.

5 – Eliminar maus odores das mãos

Quem cozinha sabe que é muito aborrecido ficar com o odor de certos alimentos nas mãos, como é o caso do alho, da cebola, citrinos, entre outros. Uma técnica eficaz para remover os odores é esfregar as mãos com folhas de chá verde molhadas. O cheiro desaparece instantaneamente. Para limpar a banca da sua cozinha, eliminando gorduras e maus cheiros, sugerimos que esfregue também folhas de chá molhadas.

6 – Aromatizar a cama do cão

Se tem um cão, coloque algumas folhas de chá na cama, alcofa ou casota onde o animal dorme. As folhas de chá vão combater o mau cheiro, mantendo o ar mais perfumado e limpo.

7 – Caixas de areia

Todas as casas com gatos são propensas a maus cheiros devido à caixa de areia que os felinos usam para fazer as suas necessidades. Um truque simples para reduzir o mau odor é colocar folhas de chá usadas e devidamente secas entre os grãos de areia.

8 – Jardim

Se tem um jardim ou plantas em vasos, coloque as folhas de chá usadas na terra, junto do caule da planta. O chá verde, por exemplo, é muito rico em nitrogénio ajudando assim a redobrar as defesas das plantas e a repelir pragas de insectos. Outra técnica é colocar as folhas de chá no seu regador antes de regar as plantas. No caso dos vasos, sugerimos ainda que aplique os sacos de chá usados na parte superior da camada de drenagem antes de adicionar terra. Mais tarde, os sacos de chá ajudarão a reter a água e a filtrar alguns nutrientes para o meio de envasamento.

9 – Efeito anti-inflamatório

Um dos nutrientes presentes no chá é o tanino. Esta substância com efeitos anti-inflamatórios pode ajudar no tratamento de olhos inflamados: basta passar os sacos de chá usados por água fria e colocá-los sobre os olhos quando estiverem fechados.

10 – Lavar colchões de palha

Uma das técnicas mais comuns para se lavarem colchões de palha no Sudeste Asiático é através da submersão dos mesmos numa banheira cheia de água onde o chá foi adicionado. O chá funciona como um desinfectante, por isso pode aplicar este método aos seus tapetes de ioga e colchões de ar.